Categorias: Política

Vitalzinho recebe inquérito do STF sobre senador nesta quarta

A CPI mista que investiga as relações do contraventor Carlos Cachoeira com agentes públicos e privados vai receber do Supremo Tribunal Federal, nesta quarta-feira (2), às 10h, os 40 volumes do inquérito aberto para investigar o esquema, em papel e em CD. A informação é do presidente da Comissão, senador Vital do Rêgo (PMDB-PB), segundo o qual o inquérito totaliza 15 mil folhas de papel.

 

Vital disse que tomou conhecimento, na sexta-feira (27), do despacho em que o ministro Ricardo Lewandowski atendeu ao pedido da CPI para o compartilhamento das informações do inquérito. No despacho, o ministro mantém o caráter sigiloso do inquérito, o que obriga a CPI a observar as restrições de publicidade sobre os dados que estão sob segredo de justiça.

 

Também nesta quarta-feira, a CPI se reúne para traçar seu plano de trabalho. Uma das providências agendadas é uma visita, às 11h, do senador Vital do Rêgo e do relator da CPI, deputado Odair Cunha, ao procurador-geral da República, Roberto Gurgel. Vital e Odair pedirão ao procurador que venha ao Senado, para atualizar os integrantes da CPI com informações sobre o inquérito conduzido pela Polícia Federal.
Conselho de Ética

Relator do processo de Cachoeira no STF, Ricardo Lewandowski também liberou o acesso dos documentos ao Conselho de Ética e Decoro Parlamentar do Senado que, desde o início do mês, examina representação do PSOL para verificar se o senador Demóstenes Torres (sem partido-GO), suspeito de envolvimento com os negócios de Cachoeira, quebrou o decoro parlamentar.

Nesta quinta-feira, às 9h30, o Conselho de Ética também se reúne para ouvir a leitura do relatório preliminar do senador Humberto Costa (PT-PE) sobre essa representação e para deliberar sobre o estudo desse inquérito liberado pelo STF .

Lewandowski ainda autorizou o compartilhamento das informações do inquérito com a Comissão de Sindicância aberta na Câmara dos Deputados para investigar o envolvimento dos deputados João Sandes Junior (PP-GO) e Carlos Alberto Leréia (PSDB-GO) com o esquema de Cachoeira.

 

Agência Senado

Últimas notícias

Cantor Ranniery Gomes tenta salvar animal e é resgatado pela Marinha na Praia do Jacaré

O cantor paraibano Ranniery Gomes passou por um susto na tarde desse sábado (14), durante…

15 de fevereiro de 2026

Juliana Cunha Lima celebra lembrança para vice de Efraim, mas mantém ALPB no radar

A primeira-dama de Campina Grande, Juliana Cunha Lima, confirmou que o seu nome segue sendo…

15 de fevereiro de 2026

Cidade do Forró vira atração da alta estação e estende programação até terça de Carnaval

A Cidade do Forró, novidade que estreou em 2026 junto com o Festival Forró Verão,…

15 de fevereiro de 2026

PMJP convoca mais de 260 cuidadores voluntários para passarem por processo de formação

A Secretaria de Educação e Cultura de João Pessoa (Sedec-JP), por meio da Divisão de…

15 de fevereiro de 2026

Escolas de Samba levam cor e ritmo ao Carnaval Tradição de João Pessoa neste domingo

O Carnaval Tradição de João Pessoa ganha mais vida com a apresentação das escolas de…

15 de fevereiro de 2026

Coautor da Lei Seca, Ruy alerta sobre altos índices de acidentes na PB e defende reforço nas fiscalizações durante período carnavalesco

Coautor da Lei Seca e voz ativa na defesa da vida, o deputado federal Ruy…

15 de fevereiro de 2026