Categorias: Política

Vitalzinho diz que não é hora de reeditar a CPMF

PUBLICIDADE

Vitalzinho diz que não é hora de reeditar a CPMF, mas de discutir “uma Reforma Tributária justa”

O deputado federal e Senador eleito Vital do Rego Filho, Vitalzinho (PMDB-PB) afirmou na manhã desta sexta-feira (05), em Brasília, que o atual momento político e econômico do Brasil não é o de defesa da reedição da CPMF, mas de iniciar um processo de discussão da Reforma Tributária. Ele disse reconhecer que a perda da CPMF resultou numa dificuldade para estados e municípios, mas adiantou que, para resolver o problema da Saúde, “não se faz necessário restabelecer a guerra da CPMF”.

Segundo Vitalzinho, o Brasil, através dos governadores, deputados e senadores eleitos, deve iniciar uma discussão para efetivar, no governo da presidente Dilma Rousseff (PT), a Reforma Tributária. “Todos nós, de mãos dadas com a sociedade, devemos lutar por uma revisão no descalabro tributário . É necessário que, no bojo da Reforma Tributária, tenhamos condições de equilibrar as finanças públicas e, assim, garantir um financiamento mais digno e justo para a Saúde”.

Ele declarou que, neste momento, a reedição da CPMF não é o melhor caminho para resolver o problema da Saúde do país. “Não podemos agora, como solução extraodrinária, voltar a exigir o retorno da CPMF, pois essa parte emergencial já passou. Agora é hora de discutir as reformas e eu, como Senador das Reformas a que me propus durante o processo eleitoral, vou procurar encaminhar esse processo no Senado”, disse.

Guerra no Congresso – Vitalzinho disse que o país não pode – e não deve – neste momento, avançar com tributos, de forma a onerar ainda mais a carga tributária do brasileiro. “Não podemos avançar com nenhum tipo de tributo que onere ainda mais a sociedade enquanto não houver um posicionamento claro do país em relação à Reforma Tributária”.

Ele lembrou, também, que a discussão da CPMF no Congresso Nacional, no ano passado, foi responsável por um processo que gerou uma paralisação das ações de governo. “O custo no Brasil já é muito alto e não há como reeditar, agora, uma guerra que se estabeleceu no Congresso no ano passado e que foi responsável pela paralisação por pelo menos seis meses do governo”.

Soluções – Vitalzinho afirmou que existem alternativas que deverão ser postas, quando da discussão da Reforma Tributária, como forma de desonerar ainda mais a sociedade – sobretudo a classe trabalhadora. “É necessário discutir a Reforma Tributária junto com os governadores e com as bancadas na Câmara e no Senado, colocando em pauta assuntos como a tributação das grandes fortunas e a tributação do Mercado Financeiro”.

Segundo Vitalzinho, esta mesma linha de atuação – com a discussão destas alternativas – será levada por ele para o Senado, considerando que a presidente eleita Dilma Rousseff não deu mostras de que quer reeditar a CPMF. “A presidente Dilma já colocou, de forma muito clara, que não é de seu interesse encaminhar este assunto (CPMF), em que pese os governadores do PSB terem sido favoráveis, disse Vitalzinho.
 

 

 

Redação com Assessoria

PUBLICIDADE

Últimas notícias

Veneziano participa de ato de lançamento da pré-candidatura à reeleição do Prefeito de Cuitegi Geraldo Serafim, pelo MDB

O Vice-Presidente do Senado Federal, Senador Veneziano Vital do Rêgo (MDB-PB) participou, na tarde e…

29 de abril de 2024

Tutores querem regulamentação do transporte aéreo de cachorros

Tutores de cães da raça golden retriever se reuniram neste domingo (28) no aeroporto de…

29 de abril de 2024

Vicente Mariano, um dos representantes do candomblé no Brasil, morre aos 95 anos

O pernambucano Vicente Mariano, um dos representantes do candomblé no Brasil, morreu no último final…

29 de abril de 2024

Belo opina sobre voltar com Gracyanne: “Onde existe amor, ainda existe esperança”

Em participação no programa Domingão com Huck, da TV Globo, no dia de ontem (28),…

29 de abril de 2024

Vídeo e fotos: Estrutura de casa de shows cede durante evento em João Pessoa e deixa feridos

Na noite de ontem (28), parte da estrutura de uma casa de shows localizada no…

29 de abril de 2024

MDB e Republicanos deixam divergências de lado e caminham juntos no Sertão: “Temos uma ótima convivência”, diz Veneziano

Com a proximidade do período eleitoral do mês de outubro, os partidos articulam cada vez…

29 de abril de 2024