Senador Vital do Rêgo volta a defender interesses de pequenos produtores
O senador Vital do Rêgo (PMDB-PB) voltou a sair emdefesa dos pequenos produtores que há anos lutam para se livrar das dívidascontraídas junto a instituições bancárias como Banco do Brasil e Banco doNordeste (BNB).
Vital alertou que por conta do crescimento dasdívidas rurais muitos pequenos produtores do Nordeste ficaram em situação defalência e até de risco de vida e sem perspectiva no campo. Para o parlamentar,o pequeno produtor de terra que se endividou no banco e por conta dalegislatura ficou impossibilitado de pagar o débito, não pode mais serpenalizado por uma legislação cruel. “A Lei não pode servir para matar oagricultor. Ela não pode servir para dizimar o agricultor. A Lei tem que servirpara proteger o agricultor não em benefício dele, mas em benefício dasociedade”, clamou o senador paraibano.
Em tom firme Vital do Rêgo disse que iria provocaras instituições financeiras do país mostrando que os agricultores pobres daParaíba, do Ceará de Pernambuco e todos os estados nordestinos, não podem mais pagaro preço pelas secas e pelos intempéries climáticos. Por outro lado, Vital doRego disse estar confiante de que o Tribunal de Contas e o Banco do Nordestecom a nova diretoria estarão sensíveis a causa dos agricultores. Tanto é que oTCU através do Ministro Relator designou ao banco prazo para ele renegociar asdívidas com os pequenos produtores.
De acordo com Vital do Rêgo, as dívidas contraídaspelos agricultores junto as instituições bancarias se iniciaram com valores depequena monta, e, mesmo sendo amortizadas dentro dos prazos contratuais, alcançampatamares impagáveis num lapso temporal mínimo. “É preciso fazer algo sobre asdívidas contraídas no passado, pois nãose pode tolerar a perpetuação do quadro de desespero continuado vivido pelospequenos agricultores, já naturalmente tão sofridos” disse.
Na tentativa de resolver de vez esse problema que searrasta há décadas, o senador peemedebista apresentou no senado o Projeto deLei (PLS 688/2011)que prevê isençãototal de endividamento agrícola dos pequenos agricultores do país. Composto porapenas quatro artigos, o Projeto que tem como relator o senador Welington Dias(PT-PI) elimina um dos problemas que ainda hoje penalizam milhares deagricultores e inviabiliza as atividades no campo que é o endividamentoagrícola. O texto é apontado pela Associação dos Mutuários do Crédito Rural doEstado da Paraíba como o melhor projeto de endividamento agrícola jáapresentado em toda a história do Brasil.
O projeto de acordo com o senador, beneficiará maisde 1 milhão e 800 mil agricultores de todo o Brasil. Na Paraíba, a propositurado senador Vital do Rêgo vai beneficiar diretamente 138 mil agricultores quetambém permanecem endividados junto as instituições bancárias.
Acesse: www.senadorvitaldorego.com.br
Assessoria
Acompanhe o PB Agora nas redes:
O governador João Azevêdo confirmou que a segunda parcela do décimo terceiro salário dos servidores…
O deputado paraibano Aguinaldo Ribeiro (PP-PB) foi oficialmente designado, nesta segunda-feira (8), pelo presidente da…
A repercussão na Folha de S.Paulo nesta segunda-feira destaca que a aliança política na Paraíba,…
Os postos de atendimento ao trabalhador em João Pessoa e Campina Grande iniciam esta semana…
Em seu primeiro compromisso público após anunciar a pré-candidatura à Presidência, neste domingo (7), o…
O programa Fantástico, da Rede Globo, dedicou reportagem especial à história de Gerson Machado, jovem…