Categorias: Política

Vital lamenta Ditadura Militar e diz que sua família foi duplamente vitimada

PUBLICIDADE

 No dia em que o Brasil lembra dos 50 anos da Ditadura Militar, o senador Vital do Rêgo (PMDB-PB), conclamou os cidadãos a fazerem uma reflexão sobre os males que o regime ditatorial causou ao País, e se empenharem pelo pleno estabelecimento do exercício da democracia.

Vital que é o autor do Projeto de Resolução (PRS 7/2013) que criou a Medalha Ulysses Guimarães para homenagear pessoas ou instituições que se destacaram na promoção da cidadania e na luta pela democracia, enfatizou que o golpe de 1964 que instaurou a ditadura militar no Brasil, foi um retrocesso na vida política do país. O senador participou de uma sessão realizada no Plenário do Senado para lembrar os 50 anos da Ditadura.
Fazendo uma reflexão sobre o regime opressor, o senador peemedebista disse que a Ditadura Militar foi uma página negra da história do país, e que matou sonhos de centenas de brasileiros, mas não impediu os homens e mulheres de boa vontade de continuarem lutando pela construção de uma sociedade mais justa e igualitária. A imagem do tanque nas ruas e do Exército impondo medo aos brasileiros, ainda está viva na memória do senador.

Vital lembrou que a sua família foi vítima duplamente atingida pelo regime ditatorial, o que lhe causou muito sofrimento. “No caso específico da minha família, fomos duplamente vitimados. Entre 16 de janeiro e 8 de fevereiro de 64, tivemos dois deputados federais cassados pelo AI5. Perderam o mandato o meu pai Antônio Vital do Rêgo, e o meu avô Pedro Gondim. Minhas recordações são muito duras desse período”, observou Vital do Rêgo, citando a sua mãe a deputada federal Nilda Gondim (PMDB-PB), e o peemedebista Veneziano Vital do Rêgo.

Voltando no tempo, o senador lembrou que sofreu muito com a ditadura que impôs medo a todos os cidadãos que sonhavam com dias melhores, a exemplo do seu pai Vital do Rêgo e do avô Pedro Gondim. Para o peemedebista, a parte mais cruel do golpe foi a tortura de milhares de pessoas e a morte de outras que lutaram por uma sociedade mais justa e igualitária. Ele lembrou ainda que o Golpe que fechou o Congresso Nacional por três vezes e manteve a imprensa sob a censura por vários anos, impediu muitos os brasileiros de pensarem, sob a égide da tortura e do medo.

“Minha infância foi muito marcada pela mão pesada da Ditadura Militar que impunha a segregação das camadas que lutavam pela democracia” recordou.
Para o senador da Paraíba, a Ditadura Militar apagou com uma geração inteira de homens públicos. Afinal, foram mais de 20 anos em que toda uma geração ficou perdida. Vital

O senador também fez menção as manifestações populares da época, destacando a luta das organizações populares que enfrentaram as forças que queriam impor a vontade política da época, inibindo assim, o avanço das reformas sonhadas pelo país.
Ele lembrou que na época, as manifestações estudantis estavam ganhando as ruas, e havia toda uma cultura nacional de democracia. “Havia uma cultura nacional de democracia que estamos retomando. Muitos na época, sofreram como nós” afirmou.

Redação com assessoria

Últimas notícias

Quatro trechos de praias de João Pessoa estão impróprios para banho durante o fim de semana

Os banhista que pretendem aproveitar o litoral de João Pessoa neste fim de semana precisam…

21 de fevereiro de 2026

Orla de João Pessoa recebe nova edição do Paraíba World Beach Games a partir da próxima quarta-feira

A capital paraibana se prepara para voltar a ser o centro das atenções dos esportes…

21 de fevereiro de 2026

Carnaval Tradição 2026 terá desfile de 8 ala ursas neste sábado

Os desfiles do Carnaval Tradição de João Pessoa serão retomados, neste sábado (21), e prometem…

21 de fevereiro de 2026

Marcelo Queiroga grava vídeo após repercussão sobre o uso de expressões de cunho sexual em entrevista

O ex-ministro da Saúde e pré-candidato ao Senado, Marcelo Queiroga (PL), usou suas redes sociais…

21 de fevereiro de 2026

Ex-prefeito de Solânea, Kaiser Rocha confirma apoio à reeleição de Veneziano para o Senado

O ex-prefeito da cidade de Solânea por dois mandatos seguidos, Kaiser Rocha, confirmou que apoiará…

21 de fevereiro de 2026

Operação Krampus prende homem e apreende dois adolescentes por latrocínio em Juazeirinho

A Polícia Civil da Paraíba, por meio do Grupo Tático Especial (GTE) de Juazeirinho, com…

21 de fevereiro de 2026