Categorias: Política

Vital do Rêgo analisa Plano Nacional de Educação e articula votação de matéria na CCJ

PUBLICIDADE

 Relator no Senado do Plano Nacional de Educação (PNE), o senador Vital do Rêgo (PMDB-PB), acredita que o Plenário deverá votar o projeto no dia 17 de julho. Vital que na semana passada se reuniu com o Ministro da Educação e Cultura (MEC) Aloizio Mercadante para discutir o Plano, passou parte do final de semana analisando o conteúdo do PNE. Para ele, trata-se de uma das mais relevantes matérias que o Senado votará esse ano.

A matéria ainda será votada na Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania, presidida por Vital, e na Comissão de Educação, Cultura e Esporte (CE) antes de ser votada em Plenário.

O Plano Nacional de Educação, conforme explicou o senador peemedebista, estabelece diretrizes para o ensino público pelo prazo de 10 anos. Entre elas, a erradicação do analfabetismo, a universalização e a melhoria da qualidade do ensino e a valorização dos professores. “É uma matéria que representará um grande avanço para a educação do brasileiro” observou o senador.

Vital do Rêgo que preside a Constituição, Justiça e Cidadania prometeu empenho no sentido de agilizar o mais rápido possível, a votação da matéria na CCJ. Se depender do empenho do senador paraibano, que também presidiu a Provisória 592/2012 que destina à educação 100% dos royalties de contratos futuros de exploração de petróleo e 50% do Fundo Social, o projeto entrará em pauta já nas próximas sessões da Comissão.

O senador observou que a matéria precisa de uma profunda análise devido a quantidade de emendas apresentadas ao texto original. Só na Câmara dos Deputados, o texto recebeu mais de três mil emendas, mais 83 na CAE do Senado.

Tramitando no Congresso desde dezembro de 2010, o PNE já foi aprovado na Comissão de Assuntos Econômicos (CAE) com voto favorável de Vital. O senador paraibano aliás, foi um dos parlamentares que se empenhou para que a matéria que tem previsão de aumento gradual de investimentos no setor, fosse aprovada..

Como relator da matéria Vital avaliou um avanço o PNE que estabelece 20 metas e centenas de diretrizes para o setor para os próximos dez anos. Alguns pontos mereceram destaque do senador, como o que visa universalizar, até 2016, a educação infantil na pré-escola para as crianças de quatro a cinco anos de idade e ampliar a oferta de educação infantil em creches de forma a atender, no mínimo, 50% das crianças de até três anos até o final da vigência deste PNE.

Ele também elogiou a proposta que visa alfabetizar todas as crianças, no máximo, até os oito anos de idade, durante os primeiros cinco anos de vigência do plano; e a que visa oferecer educação em tempo integral em, no mínimo, 50% das escolas públicas, de forma a atender, pelo menos, 25% dos alunos da educação básica.

Contido no projeto de lei da Câmara (PLC) 103/2012, o Plano prevê aumento gradual de recursos para a área, correspondendo a 7% do PIB no quinto ano de vigência da norma e a 10% no décimo ano. Estabelece 20 metas e centenas de diretrizes para o setor entre o período de período entre 2011 e 2020.

Dentre as 20 metas do PNE, estão a inclusão de 3,2 milhões de crianças e adolescentes na educação básica e a equiparação dos salários dos docentes com profissionais de outras áreas com escolaridade equivalente. A 20ª meta, a reserva de 10% do PIB para a educação, é considerada por especialistas como a mais significativa do texto

O PNE foi enviado pelo governo federal ao Congresso em 15 de dezembro de 2010 e só foi aprovado pela Câmara dos Deputados quase dois anos depois, em outubro de 2012, após ter recebido cerca de três mil emendas.

Redação com assessoria

PUBLICIDADE

Últimas notícias

STF defere a favor do Governo do Estado em ação sobre mudanças nas emendas na ALPB

Uma decisão ontem (16), do ministro Alexandre de Moraes do Supremo Tribunal Federal (STF) concedeu…

17 de maio de 2024

Lula sanciona novo DPVAT, mas veta artigos de multas por atraso

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) sancionou com vetos a lei complementar que…

17 de maio de 2024

João Pessoa realiza Dia D de vacinação contra dengue, influenza e Covid-19 neste sábado

Com o aumento dos casos de gripes e síndromes respiratórias na Paraíba, João Pessoa realiza…

17 de maio de 2024

UEPB abre 3.614 vagas em três formas de entrada; veja detalhes

A Universidade Estadual da Paraíba (UEPB) divulgou através da Pró-reitoria de Graduação (Prograd) os editais…

17 de maio de 2024

Deu na mídia nacional: Projeto de Efraim sobre desoneração de setores e municípios entra na pauta já na próxima semana

O projeto de lei do senador Efraim Filho (União Brasil-PB), que mantém a desoneração da…

17 de maio de 2024

Em audiência do ODE em Guarabira, João Azevêdo destina mais de R$ 27 milhões à região e dialoga com a população

O governador João Azevêdo participou, na noite desta quinta-feira (16), na cidade de Guarabira, sede…

17 de maio de 2024