Categorias: Política

Vital descarta reverter liquidação do Banco Master e diz que relatório da inspeção do BC será entregue 5ª

Em entrevista ontem (10), a revista Veja, o campinense e atual presidente do Tribunal de Contas da União (TCU), Vital do Rêgo Filho, descartou qualquer intenção de reverter a liquidação extrajudicial do Banco Master determinada em 18 de novembro pelo Banco Central. “Não. Reversão não”, disse ao ser questionado sobre os planos da corte, durante sua participação ontem (10), no CEO Conference promovido pelo BTG Pactual.

De acordo com Vital o que tem dito nas últimas semanas é que o TCU se limitará a avaliar se a liquidação atendeu às regras existentes e ao princípio de transparência pública. Ele acrescentou ainda que defende a autonomia do Banco Central e que qualquer atitude que a contrarie seria um retrocesso.

O TCU entrou nos holofotes, quando o ministro Jonathan de Jesus determinou monocraticamente a realização de uma inspeção no BC para apurar a liquidação do Master. O movimento gerou o temor dos agentes financeiros de que a corte pudesse reverter o fechamento do banco de Daniel Vorcaro, o que geraria uma grande insegurança no mercado.

A decisão do ministro colocou o TCU sob uma enorme pressão da opinião pública, que questionava os motivos para que a corte questionasse o BC. A polêmica ameaçava mudar de patamar, quando o BC apresentou embargos de declaração, solicitando esclarecimentos de Jonathan de Jesus. Diante da forte repercussão negativa, Jesus recuou e suspendeu a inspeção.

A paz foi selada em uma reunião realizada em 12 de janeiro entre Rêgo Filho, Jesus, o presidente da autoridade monetária, Gabriel Galípolo, e técnicos dos dois lados. O BC concordou em retirar os embargos e em conceder o acesso do TCU a documentos que embasaram a liquidação do Master, desde que respeitados os sigilos bancários e as prerrogativas do Banco Central no caso.

Ainda ontem, Filho afirmou aos participantes do evento do BTG Pactual que “o TCU analisa se a atitude e a liquidação do banco obedeceram às normas do direito administrativo, transparência, eficiência, regularidade, uma série de temas”. Por fim, Vital acrescentou que o relatório da inspeção do BC deverá ser entregue na próxima quinta-feira (12).

Redação

Últimas notícias

MECA NORDESTINA: mais de 200 mil pessoas devem participar dos sete grandes eventos religiosos em Campina Grande durante o carnaval

Na Antiguidade, dizia-se que “todas as estradas levavam a Roma”. Hoje, milhões de muçulmanos seguem…

11 de fevereiro de 2026

Em reunião com João Campos, João Azevêdo apresenta pré-candidatos à Câmara Federal pelo PSB em 2026

O governador da Paraíba e presidente do PSB no estado, João Azevêdo, usou seu perfil…

11 de fevereiro de 2026

Com duas vagas em aberto, Valdemar vem à Paraíba no dia 22 para fechar chapa do PL e discutir filiação de Efraim Filho

O presidente nacional do Partido Liberal (PL), Valdemar da Costa Neto, cumprirá agenda na Paraíba…

11 de fevereiro de 2026

Cícero Lucena ironiza previsão de Hugo Motta sobre crescimento de Lucas Ribeiro nas pesquisas: “Mãe Dináh”

A temperatura política na Paraíba segue esquentando a medida que o período eleitoral de 2026…

11 de fevereiro de 2026

Pedro Cunha Lima volta a driblar especulações sobre vice de Cícero e fala em “voltar a estudar”; ouça!

O deputado federal e presidente estadual do PSD, Pedro Cunha Lima, adotou uma postura cautelosa…

11 de fevereiro de 2026

MPF firma acordo para demolição parcial de prédio que avançou sobre terreno de marinha em João Pessoa

TAC obriga condomínio a remover parte de edificação construída irregularmente, recuperar área ambiental e pagar…

11 de fevereiro de 2026