Diretores e representantes do Google no Brasil compareceram ao gabinete do senador Vital do Rêgo no final da tarde desta quarta-feira (5). Na ocasião, convidaram o parlamentar paraibano para precursionar o 10º Fórum de Governança da Internet (Internet Governance Forum, ou IGF), a ser realizado em João Pessoa em novembro de 2015.
O evento reúne múltiplos setores para discussão de políticas em aspectos de Governança da Internet. O Fórum é pautado pelo multilateralismo, pela democracia e pela transparência. A estrutura do evento preza pela leveza e descentralização, permitindo que reuniões possam ser realizadas em paralelo com as grandes conferências das Nações Unidas.
"É com muito orgulho que vamos receber em João Pessoa esse evento de imensurável magnitude, reconhecido por todos os cantos do mundo. Estamos vivendo na era da informação, e nossa sociedade tem a internet como ferramenta motriz. É um meio que sempre se renova, demandando novas discussões e debates se fazem necessários para melhor entendermos os caminhos que estamos desbravando", avaliou Vital do Rêgo.
Entre as propostas do fórum, consta a discussão de questões de políticas públicas relacionadas a elementos-chave da governança da Internet, a fim de promover a sustentabilidade, solidez, segurança, estabilidade e desenvolvimento da web. Espera-se que as discussões auxiliem a solucionar problemas decorrentes abuso da Internet.
Vital do Rêgo foi um dos três relatores do Marco Civil da Internet no Senado. Sancionado em abril deste ano, o texto busca estabelecer uma regulamentação geral sobre o uso da internet. Quando defendeu a matéria, Vital chamou a atenção para o fato de o ambiente virtual ser tão diversificado quanto qualquer outro ambiente social, dado que o Brasil já conta com 94 milhões de usuários da internet.
É a segunda vez que uma cidade brasileira sedia o evento. O IGF chega a João Pessoa depois de passar pelo Rio de Janeiro em 2007, após o primeiro encontro em Atenas, Grécia, em 2006. Também sediaram o fórum as cidades de Hyderabad, na Índia, em 2008; Sharm El Sheikh, Egito, em 2009; Vilnius, Lituania, em 2010; Nairobi, Kenia, em 2011; Baku, Azerbaijão, em 2012; Bali, Indonésia, em 2013; e Istambul, Turquia, 2014.
Ascom







