Categorias: Política

Vídeo: Bruno comemora mais um destaque nacional de Campina, desta vez na seara da arborização urbana

Campina Grande conquistou uma posição de destaque no cenário nacional em arborização urbana, segundo dados do Censo Demográfico de 2022 divulgados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) no último dia 17 de abril. A cidade paraibana, conhecida como Rainha da Borborema, registrou 74,07% das residências com pelo menos uma árvore em seu entorno — um percentual significativamente superior à média nacional de 66,83%. Por meio de suas redes sociais, o Prefeito de Campina Grande Brunho Cunha Lima, celebrou mais essa importante posição da cidade.

O número coloca Campina Grande à frente até mesmo da capital do estado, João Pessoa, que alcançou apenas 53,39% no mesmo critério. Quando analisado o percentual de residências com cinco ou mais árvores no entorno, Campina também se sobressai: 33,87%, contra 17,47% da capital paraibana e 32,89% da média brasileira.

“Campina agora é destaque nacional também quando o assunto é arborização urbana! Segundo o IBGE, superamos a média do país e das capitais — com 74,07% das casas cercadas por árvores e um trabalho diário de preservação e plantio que já virou referência. São mais de 20 mil mudas produzidas no nosso viveiro municipal, dezenas de espécies plantadas em nossos parques e um compromisso real com o futuro da nossa cidade”, disse Bruno por meio das suas redes sociais.

Esse desempenho positivo é resultado de ações consistentes em políticas ambientais implementadas pela Prefeitura Municipal, por meio da Secretaria de Serviços Urbanos e Meio Ambiente (Sesuma). A pasta coordena projetos como o Programa Minha Árvore, além de gerir o Viveiro Municipal, responsável pela produção diária de cerca de 300 mudas e manutenção de um estoque com 20 mil plantas de 92 espécies diferentes. “O viveiro hoje tem em torno de 20 mil mudas para distribuição, para que possamos dar continuidade ao Programa Minha Árvore, que é muito importante”, diz o secretário da Sesuma, Dorgival Vilar.

Espaços públicos também refletem esse compromisso com a sustentabilidade. Os parques Evaldo Cruz e da Criança, este último administrado pela Secretaria de Esporte, Juventude e Lazer (Sejel), são exemplos da crescente biodiversidade urbana. O Evaldo Cruz passou recentemente por um processo de revitalização e viu seu número de espécies arbóreas saltar de 432 para 443. Já o Parque da Criança abriga mais de 700 árvores de diversas espécies. Com ações contínuas de plantio, manutenção e educação ambiental, Campina Grande consolida-se como referência em arborização urbana, oferecendo mais qualidade de vida à população e contribuindo para o equilíbrio ambiental em meio ao avanço urbano.

Redação             

Últimas notícias

Efraim avalia caminhada em defesa de Jair Bolsonaro, em Brasília: “Despertou um gigante adormecido”

Presidente do União Brasil na Paraíba e pré-candidato a governador, o senador Efraim Filho avaliou…

28 de janeiro de 2026

Guga Pet nega ter recebido convite para assumir nova Secretaria Executiva da Proteção Animal da PB

O vereador de João Pessoa, Guga Pet (PP), negou ter recebido convite para assumir a…

28 de janeiro de 2026

Nota Cidadã: confira lista de ganhadores do sorteio especial de janeiro com R$ 100 mil e carro elétrico

O Programa Nota Cidadã realizou, nesta terça-feira (27), o sorteio especial de janeiro, no Espaço…

28 de janeiro de 2026

PB AGORA/ANOVA: mais de 61% dos paraibanos aprovam gestão do presidente Lula

Em pesquisa divulgada nesta quarta-feira (28) pelo Instituto ANOVA, em parceria com o portal PB…

28 de janeiro de 2026

PB AGORA/ANOVA: Flávio Bolsonaro lidera índice de rejeição na disputa pela Presidência na Paraíba; Lula aparece em 2º

O cenário eleitoral para a Presidência da República na Paraíba não revela apenas em quem…

28 de janeiro de 2026

O Agente Secreto é indicado ao Cèsar, maior prêmio do cinema francês

Depois do Bafta o César. O longa O Agente Secreto, do diretor Kleber Mendonça Filho…

28 de janeiro de 2026