Categorias: Política

Vereadores contestam Lei que pode impedi-los de assumir cargos na PMJP. Seis já assumiram

PUBLICIDADE

 Para o vereador João dos Santos, a saída de um vereador do poder Legislativo para o Executivo deve ser permitida desde que este continue trabalhando “de maneira que possa ajudar a população de João Pessoa”, contribuindo de forma positiva para a administração da cidade. Na legislação passada seis vereadores da atual legislatura assumiram cargos na prefeitura.

“Nada mais viável de que quando um órgão precisar de um vereador este possa auxiliar naquela administração trabalhando em benefício da cidade, e até do Estado. Eu sou funcionário público do município e digo que, enquanto funcionário, eu trabalhei e ajudei muita gente”, afirmou João. De acordo com o parlamentar, caso os vereadores sejam proibidos de assumir secretarias na Prefeitura ou no Estado, “a figura do suplente” se tornará desnecessária. Segundo ele, é preciso mostrar que o vereador “pode ser útil também na administração pública”.

O líder da oposição na Casa de Napoleão Laureano, vereador Bruno Farias (PPS), afirmou que os parlamentares têm o direito de assumir cargos no Executivo garantido pela Constituição Federal. Segundo ele, “nenhuma câmara municipal do Brasil pode proibir que um parlamentar seja chamado a colaborar no poder Executivo como auxiliar”. “A Constituição é afirmativa e categórica ao dizer que senadores e deputados federais podem ser secretários de estado ou ministros. O que eu sou terminantemente contra é o vereador exercer um cargo de secretário executivo ou adjunto, porque a Constituição da República também fala que deputados e senadores podem se licenciar do mandato mas para exercerem cargos de titular”.

Na legislatura passada, seis vereadores ocuparam cargos de secretários da Prefeitura de João Pessoa. Alguns cumpriram menos de um ano de mandato parlamentar e outros foram nomeados no período eleitoral.

  • Bruno Farias (PPS) Se licenciou da Câmara para assumir a Secretaria de Turismo em abril de 2014. Permaneceu à frente da pasta até maio de 2015.
  •  
  • Marcos Vinicius (PSDB) Se licenciou da Câmara para assumir a Secretaria de Comunicação Social em abril de 2014. Permaneceu à frente da pasta até abril de 2016
  • Helton Renê (PC do B) Se licenciou da Câmara para assumir a Secretaria de Defesa do Consumidor em abril de 2014. Permaneceu à frente da pasta até abril de 2016.
  • Pedro Alberto Coutinho (PHS) Se licenciou da Câmara para assumir a Superintendência do Instituto de Previdência do Município (IPM) em janeiro de 2013. Permaneceu no cargo até abril de 2016.
  • João Almeida (Solidariedade) Se licenciou da Câmara para assumir a Secretaria de Desenvolvimento Urbano em maio de 2014. Permaneceu à frente da pasta até dezembro de 2014.
  • Fernando Milanez (Sem partido) Se licenciou da Câmara para assumir a Secretaria de Turismo em abril de 2016, e permanece à frente da pasta até hoje.

Redação

PUBLICIDADE

Últimas notícias

Procon-JP interdita bomba em posto de combustível no Ernani Sátiro, na Capital, por possível irregularidade na vazão

Uma bomba em um posto de combustível no bairro Ernani Sátiro foi interditada temporariamente pela…

21 de janeiro de 2026

João Azevêdo anuncia apoio ao Carnaval de João Pessoa

O governador João Azevêdo anunciou, nesta quarta-feira (21), o apoio do Governo da Paraíba ao…

21 de janeiro de 2026

Presidente do PT revela desafio com “apoio cruzado” e vê precipitação em posicionamento de Luiz Couto

A presidente do Partido dos Trabalhadores na Paraíba, deputada estadual Cida Ramos, afirmou nesta quarta-feira…

21 de janeiro de 2026

Nilvan Ferreira anuncia participação em caminhada em defesa de Bolsonaro liderada por Nikolas Ferreira

O comunicador e pré-candidato a deputado estadual pelo PL na Paraíba, Nilvan Ferreira, anunciou nesta…

21 de janeiro de 2026

Após solicitação de Veneziano, ministro paga R$ 29 milhões a pipeiros e garante abastecimento por carros-pipa

O Senador Veneziano Vital do Rêgo (MDB-PB) anunciou na tarde desta quarta-feira (21) a liberação,…

21 de janeiro de 2026

Lucas Ribeiro vê apoio de Luiz Couto como passo importante para convergência com o PT: “Creio que estamos avançando”

Durante solenidade no Palácio dos Despachos, em João Pessoa, o vice-governador da Paraíba, Lucas Ribeiro…

21 de janeiro de 2026

Notice: ob_end_flush(): Failed to send buffer of zlib output compression (1) in /home/newpbagora/public_html/wp-includes/functions.php on line 5464

Notice: ob_end_flush(): Failed to send buffer of zlib output compression (1) in /home/newpbagora/public_html/wp-includes/functions.php on line 5464