O vereador, Marcos Vinícius (PSDB), destacou neste sábado o que chamou de “sucesso da política cultural” da prefeitura de João Pessoa, comandada pelo prefeito, Luciano Cartaxo (PT) e pelo presidente da Funjope, Maurício Burity.
Para Marcos, a capital paraibana vem conseguindo se consolidar como um polo turístico devido aos eventos realizados pela prefeitura. “Hoje, quem quer curtir o Réveillon, Carnaval, são João, Natal e até a música clássica, não precisa viajar para outros Estados”. E completou: “Tudo isso está disponível em João Pessoa, graças a uma política cultural voltado para o povo e não apenas para o gosto do gestor”, alfinetou o tucano.
Segundo o parlamentar, Cartaxo vem “rompendo com o paradigma, criando na gestão socialista de que é preciso governar de cara feia”. “Desde quando o gestor precisa ficar emburrado para administrar. O sorriso é bem mais contagiante que a cara feia e acho que além de alegria, a prefeitura enriquece a cultura da capital quando valoriza o Carnaval Tradição e faz eventos como o festival de Música Clássica, sem falar em nomes como Vanessa da Mata, Gal Costa e Frejat que despejaram boa música nesse verão”.
Marcos destacou ainda o Sabadinho Bom, que leva a população de volta ao Centro da cidade, esquecido por anos. É uma política Cultural democrática, no melhor sentido da palavra e um destes exemplos é o PMC (Plano municipal de Cultura) que é o instrumento pelo qual a população (incluindo aí gestores, produtores culturais e artistas) pode decidir e avaliar o destino das políticas culturais da sua cidade.
Na Educação, o tucano destacou o retorno do alunado a rede municipal, que voltou a alcançar números positivos, além da construção de 25 novos Centros de Referência em Educação Infantil (CREIS), que representam "verdadeira revolução para a educação em João Pessoa". "Foi de extrema importância para a Cidade de João Pessoa, a ordem de serviço que o prefeito assinou para a construção de mais 25 novos centros de referência em 12 bairros da nossa cidade. Com certeza e uma revolução na educação de nossas crianças", disse o parlamentar, que completou: "O pagamento do 14º salário e o diálogo permanente com sindicato, servidores e pais de alunos também marcaram o ano de 2013, onde Luiz de Sousa Júnior vem conduzindo a pasta com ótima atuação".
Na Saúde, Marcos ressaltou que o pontapé inicial foi dado pelo secretário, Adalberto Fulgêncio, que ampliou o diálogo com os profissionais de Saúde e que vem entregando quase que semanalmente uma nova USF (Unidade de Saúde da Família) para a população, além das várias ambulâncias que já foram entregues. "Quando não entrega um PSF novo o prefeito reforma uma que já existia e a população enxerga este cuidado com a sua saúde". Avaliou Marcos, que admitiu que ainda há muito por fazer, mas que "graças ao mutirão de cirurgias ortopédicas e catarata, boa parte da fila que existia está sendo reduzida".
Na mobilidade Urbana, o parlamentar afirmou que vê com bons olhos as intervenções feitas este ano que que conseguiram aliviar o problema que existia no Bairro de Água Fria, por exemplo, mas se disse bastante esperançoso com a chegada dos BLT em 2014. "O mais importante para que isto se concretize é que o governo não atrapalhe a prefeitura a trabalhar. Se fizer isto já está muito bom", alfinetou.
Na Sedurb (Secretaria de Desenvolvimento Urbano), cujo titular é Assis Freire, o vereador disse que o maior avanço é a construção de um diálogo com os comerciantes informais "acabando com os constantes confrontos que existiam entre os bombados e os ambulantes". E completou: "A construção de novas praças e reforma das que estavam abandonadas também foi fundamental para a melhora na qualidade de vida de quem vive em João Pessoa".
No esporte, Marcos elogiou a atuação do secretário, Sérgio Meira, que apoiou os amadores, além do patrocínio ao aos clubes de João Pessoa que ajudou o Botafogo/PB a conquistar pela primeira vez um título brasileiro. Ö futebol da capital recebeu, através do prefeito Luciano Cartaxo o seu devido respeito e apuo e isso vai ficar marcado na História da cidade", disse Marcos. Reforma de ginásio de esportes.
A valorização do servidor público e o diálogo franco com a categoria também arrancaram elogios do vereador, que se disse animado com o fato de que "hoje quem passa em um concurso público sabe que vai ser chamado, ao contrário da gestão do PSB que preferia temporários ao investir nos servidores de carreira". "O ingresso no funcionalismo deve ser através de concurso e é isso que o prefeito vem fazendo".
Redação com Assessoria
A Paraíba foi oficialmente escolhida para sediar o World Cup Skydive Mondial Brasil 2027, um…
Nenhum apostador acertou as seis dezenas do concurso 2.964 da Mega-Sena, realizado nesse sábado (24).…
A defesa do médico João Paulo Casado anunciou que vai recorrer da decisão judicial que…
Na madrugada deste domingo (25), a Polícia Militar da Paraíba realizou a apreensão de uma…
Um carro capotou na manhã deste domingo (25) após colidir com um poste na avenida…
Um homem de aproximadamente 50 anos foi salvo de um incêndio em sua residência na…