Categorias: Política

Vereador se solidariza com vice da PGR após “ataques” de Gilvan Freire

PUBLICIDADE

Em nota emitida na tarde desta quarta-feira (12), o vereador Marcos Henriques (PT), líder da bancada de oposição na Câmara Municipal de João Pessoa (CMJP), prestou solidariedade ao vice-procurador-geral da República, Luciano Mariz Maia, que segundo o petista, foi vitima de “ataques equivocados e lamentáveis” por parte do advogado e ex-deputado Gilvan Freire, durante um programa transmitido pela Internet.

Luciano Mariz foi duramente criticado por Gilvan Freire por, durante a Cúpula Pan-Americana de Juízes, no Vaticano, ter afirmado que a prisão do ex-presidente Lula (PT) gerou “uma grande dor no Brasil” e que o governo do presidente Jair Bolsonaro (PSL) trouxe “de volta um medo de um retrocesso político para a época de regimes militares”.

Na nota, o verador Marcos Henriques disse rechaçar "veementemente, os lamentáveis comentários proferidos pelo advogado Gilvan Freire, em oposição ao procurador, por considerá-los típicos e oriundos da preguiça intelectual dos que coligam com o senso comum e, em rota de colisão com a história.”

Confira nota do parlamentar de João Pessoa na íntegra:

NOTA

Pela presente Nota, gostaria de me pronunciar em apoio e solidariedade ao Vice-Procurador Geral da República, Luciano Mariz Maia, em face dos ataques sofridos por parte do advogado Gilvan Freire, por considerá-los equivocados e lamentáveis. A princípio, gostaria de enaltecer a coragem e a coerência do brilhante jurista que, orgulhando o Estado da Paraíba ocupa o segundo posto da Procuradoria Geral da República do Brasil, função que desempenha, sem a necessidade de fazer qualquer flexibilização de sua identidade ética e moral, sem abrir mão de princípios e, portanto de suas opiniões. O Dr. Luciano Mariz Maia, ousou, em palestra proferida no Vaticano e, em defesa da justiça, afirmar aquilo que a maioria do povo brasileiro já se deu conta, que o julgamento e a prisão do ex-presidente Lula foram frutos de uma farsa política e, portanto, causam grande dor ao Brasil e ao povo brasileiro. Não poderia esperar menos de um grande homem. 

Na oportunidade, rechaço, veementemente, os lamentáveis comentários proferidos pelo advogado Gilvan Freire, em oposição ao procurador, por considerá-los típicos e oriundos da preguiça intelectual dos que coligam com o senso comum e, em rota de colisão com a história, em grave contradição com sua identidade e, estando contaminado pela venenosa dissidia dos que, em coluio, produziram a maior farsa jurídica já vista no país, e, desprovidos de fundamentos argumentativos, preferem enveredar pelo desprezível ataque viu.

Lula é um preso político, vítima de uma trágica e vergonhosa página de nossa maculada história, cujos meios utilizados para o condenar foram forjados à margem da legalidade, ferindo de morte o estado democrático de direito e a democracia. Ao reconhecer isso, o procurador Luciano Mariz Maia eleva sua estatura, e honra sua biografia, merecendo nossa admiração e toda nossa reverência. Diferentes dos que se acovardaram, sentaram e estão até hoje chocando o “ovo da serpente”.

 

PB Agora

 


Veja como adquirir a certificação digital para pessoa física sem burocracia

Últimas notícias

Orla de João Pessoa recebe nova edição do Paraíba World Beach Games a partir da próxima quarta-feira

A capital paraibana se prepara para voltar a ser o centro das atenções dos esportes…

21 de fevereiro de 2026

Paraibano Tiquinho Soares é anunciado pelo Mirassol para disputa da Libertadores, Série A e Copa do Brasil

O atacante paraibano Tiquinho Soares está de casa nova para a sequência da temporada 2026.…

21 de fevereiro de 2026

João Azevêdo transmite cargo para Lucas Ribeiro que assume interinamente o governo até 1º de março

O governador João Azevêdo transmitiu, na manhã deste sábado (21), o cargo para o vice-governador…

21 de fevereiro de 2026

Trânsito da capital sofre alterações nesse domingo para realização da 5ª Corrida Contra o Câncer

A Superintendência Executiva de Mobilidade Urbana de João Pessoa (Semob-JP) vai dar apoio operacional, neste…

21 de fevereiro de 2026

Sara Cabral recupera direitos políticos e pode disputar eleições em 2026

A ex-prefeita de Bayeux Sara Cabral (MDB) reconquistou, através da Justiça Eleitoral, os seus direitos…

21 de fevereiro de 2026

Quatro trechos de praias de João Pessoa estão impróprios para banho durante o fim de semana

Os banhista que pretendem aproveitar o litoral de João Pessoa neste fim de semana precisam…

21 de fevereiro de 2026