O vereador Lucas de Brito (PSL) sugeriu que a Câmara de João Pessoa reavalie a decisão sobre a proibição da utilização de aplicativos de serviço que conectam motoristas particulares a passageiros, a exemplo do Uber, na cidade. De acordo com o parlamentar, a lei fere a questão da livre concorrência e tem sido um obstáculo para o combate ao desemprego e para a melhoria da mobilidade urbana.
Lucas considera que a aprovação da lei foi um “equívoco histórico” na Casa. “Temos um sistema de mobilidade urbana completamente deficitário. Os ônibus não funcionam bem, estão superlotados, sem a renovação necessária e sem conforto. Temos 12 milhões de desempregados no Brasil, e o poder público tem limitado a liberdade de empreender”.
Ele lembrou ainda que a lei tira do consumidor o direito de escolher entre os serviços que melhor atendem as suas necessidades. Da tribuna da Casa, o vereador fez um apelo para que a Câmara “não se coloque como uma pedra no caminho da evolução tecnológica”. “Estes aplicativos permitem ganhos para o meio ambiente, para a economia, para o aumento da receita fiscal e para a qualidade do espaço público”. Lucas salientou ainda que as atuais opções de transporte para a população de João Pessoa são os ônibus, os veículos individuais ou os táxis, e acrescentou que a concorrência é saudável para toda a sociedade. “Ela permite a redução nos preços e uma melhoria significativa nos serviços.
Só quem tem medo de livre concorrência é quem não quer prestar serviço de qualidade e quer viver de cartel e monopólio”. No dia 21 de outubro de 2015, a Câmara Municipal de João Pessoa aprovou o projeto de lei que proibiu o aplicativo de caronas na cidade antes mesmo do sistema chegar à capital paraibana.
Redação com assessoria
Acompanhe o PB Agora nas redes:
O apoio do ex-deputado federal e presidente estadual do PSD na Paraíba, Pedro Cunha Lima,…
O secretário de Estado de Infraestrutura, Deusdete Queiroga, garantiu ao PSB, partido ao qual é…
O Ministério Público da Paraíba, por meio do MP-Procon, instaurou Procedimento Preparatório para apurar o…
A Secretaria Municipal de Proteção e Defesa do Consumidor de João Pessoa (Procon-JP) emitiu uma…
Saúde da PB divulga balanço das arboviroses na Paraíba e reforça alerta à população. A…
A reforma tributária brasileira entrou oficialmente em uma nova fase neste início de ano, com…