Categorias: Política

Vereador de JP solicita ao Governo do Estado instalação de Casa da Cidadania no Valentina

O segundo maior bairro de João Pessoa, o Valentina de Figueiredo, poderá receber no futuro um equipamento público de grande importância para a população. Trata-se de uma Casa da Cidadania, solicitada pelo vereador Marmuthe Cavalcanti (PSL), através do Requerimento 6.961/2021, aprovado pela Câmara Municipal de João Pessoa (CMJP), e entregue pessoalmente a Ronaldo Guerra, chefe de gabinete do governador da Paraíba.

O objetivo é atender às reivindicações dos moradores do bairro do Valentina, que enfrentam dificuldades relacionadas à oferta de serviços de cidadania, assistência social e demais necessidades junto aos órgãos estatais. É histórico que essa localidade sofre com uma certa invisibilidade por parte do Poder Público, mesmo estando classificada como um dos maiores pólos habitacionais da Capital, e em constante expansão.

“Este importante equipamento público, certamente, vai proporcionar ao povo da Região Valentina maior celeridade na resolução de diversas questões, além de fomentar a cidadania e maior participação social da comunidade, garantindo mais conforto, comodidade e dignidade a todos, evitando que os moradores se desloquem para outros bairros em busca dos serviços de uma Casa da Cidadania”, justificou Marmuthe.

A população que procura estas unidades busca serviços como: emissão de RG, CPF, passaporte e carteira de trabalho, ou atendimento em órgãos como Procon, Detran, Cagepa ou Energisa. Vale salientar que tais serviços, a exceção do Detran, não se encontram disponíveis através de pontos de atendimento no bairro do Valentina, motivo pelo qual justifica-se a implantação imediata de um sistema de apoio cidadão, por meio da Casa da Cidadania, para contemplar os munícipes da região, que clamam pelo atendimento deste pleito e esperam um olhar mais sensível do Governo Estadual.

“O Valentina vem registrando a cada ano avanços em sua infraestrutura e prestação de serviços, a partir também do crescimento e desenvolvimento regional da Zona Sul de João Pessoa. É perceptível, inclusive, o aumento das transações comerciais nessa região, sejam elas imobiliárias, bancárias, ou com pequenos e médios negócios. Por isso, é essencial que este grande bairro, com cerca de 80 mil habitantes, tenha um equipamento social e cidadão multioperacional, como a Casa da Cidadania”, avaliou Marmuthe.

Casas da Cidadania – Desde sua criação, no ano de 2001, desempenham o papel de oferecer a população a prestação de serviços de vários órgãos do Governo Federal, Estadual, Municipal e da iniciativa privada, em um único ambiente. A cada dia fica mais evidente a importância e a responsabilidade social destas casas. A prestação de serviços oferecidos pelo Governo Estadual, através da Secretaria de Estado do Desenvolvimento Humano e Gerência Executiva das Casas da Cidadania, contribui efetivamente para a promoção da cidadania no Estado da Paraíba.

Da Redação com Assessoria

Últimas notícias

“Não tenho interesse em transformar dor em espetáculo” diz Raphaella Brilhante ao se pronunciar sobre agressões

A médica e influenciadora Raphaella Brilhante, que denunciou o esposo, o cantor João Lima, por…

24 de janeiro de 2026

Prefeitura de Mulungu cancela show de João Lima após denúncias de violência doméstica

A Prefeitura de Mulungu, município localizado no Agreste da Paraíba, anunciou neste sábado (24) o…

24 de janeiro de 2026

Secretária cobra rigor do Judiciário para fortalecer confiança das mulheres na denúncia

A secretária das Mulheres e da Diversidade Humana da Paraíba, Lídia Moura, manifestou solidariedade neste…

24 de janeiro de 2026

Casados há apenas 2 meses, médica influenciadora denuncia cantor por violência doméstica em João Pessoa

Na manhã deste sábado (24), a médica e influenciadora digital Raphaela Brilhante prestou depoimento na…

24 de janeiro de 2026

Após denúncia de violência, João Lima apaga fotos da esposa e desativa comentários, mas ganha seguidores

O cantor João Lima, denunciado pela esposa, a médica e influenciadora Raphaella Brilhante, por violência…

24 de janeiro de 2026

Em nota, defesa de Raphaella Brilhante reforça necessidade de medidas protetivas e combate à cultura de violência doméstica

A defesa da médica e influenciadora Raphaella Brilhante divulgou, neste sábado (24), uma nota oficial…

24 de janeiro de 2026