Categorias: Política

Vereador cumpre promessa e protocola pedido de CPI para investigar Cagepa na CMJP

O vereador de João Pessoa, Ícaro Chaves (Podemos), protocolou um pedido de abertura de uma Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI), na Câmara Municipal, para investigar a Companhia de Água e Esgotos da Paraíba (Cagepa), pelas constantes interrupções no abastecimento de água na capital. O parlamentar confirmou que já reuniu 12 assinaturas para dar prosseguimento à investigação.

Segundo o vereador, a medida foi tomada após sucessivas tentativas de obter esclarecimentos da companhia através de requerimentos, que não teriam sido atendidos de forma satisfatória.

“Nós queremos, na verdade, ter resposta da Cagepa. Há meses que a Câmara, nosso mandato, vem mandando requerimentos, pedindo respostas, explicações. A Cagepa é uma empresa que presta serviço à nossa cidade e a prefeitura também tem a obrigação de cobrar para que esse serviço seja bem prestado”, afirmou Ícaro durante entrevista à rádio CBN João Pessoa.

Segundo o parlamentar, a motivação para a CPI não se limita apenas à falta de água. Ele também destacou que recebeu relatos de racionamentos e interrupções em diversas comunidades.

“O que nós queremos, como eu disse, não é resposta só para mim ou para a Câmara, mas sim para a sociedade e para o cidadão pessoense. Por que ainda falta água nos bairros da nossa cidade? Tive relatos, por exemplo, no Jardim Veneza, mais precisamente na comunidade de Nova Trinidade essa semana, que está com racionamento de água. A água vai e volta. Em Mandacaru, desde dezembro, a mesma coisa”, argumentou.

Além do desabastecimento, a CPI ainda pretende apurar o descarte de esgoto em áreas de praia, um problema que tem gerado repercussão negativa na capital.

“Precisamos entender outros fenômenos que não são naturais, como o esgoto ser despejado no mar. Além de identificar e multar infratores, a gente também precisa ter a manutenção corretiva das redes de esgoto pela Cagepa”, pontuou o parlamentar.

Com as assinaturas necessárias já colhidas durante o período de recesso, o pedido agora segue para o rito regimental da Casa de Napoleão Laureano. Caso seja instalada, a CPI terá poderes para convocar diretores da Cagepa e solicitar documentos técnicos sobre o sistema de abastecimento e saneamento da cidade.

PB Agora

Últimas notícias

MECA NORDESTINA: mais de 200 mil pessoas devem participar dos sete grandes eventos religiosos em Campina Grande durante o carnaval

Na Antiguidade, dizia-se que “todas as estradas levavam a Roma”. Hoje, milhões de muçulmanos seguem…

11 de fevereiro de 2026

Em reunião com João Campos, João Azevêdo apresenta pré-candidatos à Câmara Federal pelo PSB em 2026

O governador da Paraíba e presidente do PSB no estado, João Azevêdo, usou seu perfil…

11 de fevereiro de 2026

Com duas vagas em aberto, Valdemar vem à Paraíba no dia 22 para fechar chapa do PL e discutir filiação de Efraim Filho

O presidente nacional do Partido Liberal (PL), Valdemar da Costa Neto, cumprirá agenda na Paraíba…

11 de fevereiro de 2026

Cícero Lucena ironiza previsão de Hugo Motta sobre crescimento de Lucas Ribeiro nas pesquisas: “Mãe Dináh”

A temperatura política na Paraíba segue esquentando a medida que o período eleitoral de 2026…

11 de fevereiro de 2026

Pedro Cunha Lima volta a driblar especulações sobre vice de Cícero e fala em “voltar a estudar”; ouça!

O deputado federal e presidente estadual do PSD, Pedro Cunha Lima, adotou uma postura cautelosa…

11 de fevereiro de 2026

MPF firma acordo para demolição parcial de prédio que avançou sobre terreno de marinha em João Pessoa

TAC obriga condomínio a remover parte de edificação construída irregularmente, recuperar área ambiental e pagar…

11 de fevereiro de 2026