A Paraíba o tempo todo  |

Vereador cumpre promessa e protocola pedido de CPI para investigar Cagepa na CMJP

Foto: Olenildo Nascimento / CMJP

O vereador de João Pessoa, Ícaro Chaves (Podemos), protocolou um pedido de abertura de uma Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI), na Câmara Municipal, para investigar a Companhia de Água e Esgotos da Paraíba (Cagepa), pelas constantes interrupções no abastecimento de água na capital. O parlamentar confirmou que já reuniu 12 assinaturas para dar prosseguimento à investigação.

Segundo o vereador, a medida foi tomada após sucessivas tentativas de obter esclarecimentos da companhia através de requerimentos, que não teriam sido atendidos de forma satisfatória.

“Nós queremos, na verdade, ter resposta da Cagepa. Há meses que a Câmara, nosso mandato, vem mandando requerimentos, pedindo respostas, explicações. A Cagepa é uma empresa que presta serviço à nossa cidade e a prefeitura também tem a obrigação de cobrar para que esse serviço seja bem prestado”, afirmou Ícaro durante entrevista à rádio CBN João Pessoa.

Segundo o parlamentar, a motivação para a CPI não se limita apenas à falta de água. Ele também destacou que recebeu relatos de racionamentos e interrupções em diversas comunidades.

“O que nós queremos, como eu disse, não é resposta só para mim ou para a Câmara, mas sim para a sociedade e para o cidadão pessoense. Por que ainda falta água nos bairros da nossa cidade? Tive relatos, por exemplo, no Jardim Veneza, mais precisamente na comunidade de Nova Trinidade essa semana, que está com racionamento de água. A água vai e volta. Em Mandacaru, desde dezembro, a mesma coisa”, argumentou.

Além do desabastecimento, a CPI ainda pretende apurar o descarte de esgoto em áreas de praia, um problema que tem gerado repercussão negativa na capital.

“Precisamos entender outros fenômenos que não são naturais, como o esgoto ser despejado no mar. Além de identificar e multar infratores, a gente também precisa ter a manutenção corretiva das redes de esgoto pela Cagepa”, pontuou o parlamentar.

Com as assinaturas necessárias já colhidas durante o período de recesso, o pedido agora segue para o rito regimental da Casa de Napoleão Laureano. Caso seja instalada, a CPI terá poderes para convocar diretores da Cagepa e solicitar documentos técnicos sobre o sistema de abastecimento e saneamento da cidade.

PB Agora

    VEJA TAMBÉM

    Comunicar Erros!

    Preencha o formulário para comunicar à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta matéria do PBAgora.

      Utilizamos ferramentas e serviços de terceiros que utilizam cookies. Essas ferramentas nos ajudam a oferecer uma melhor experiência de navegação no site. Ao clicar no botão “PROSSEGUIR”, ou continuar a visualizar nosso site, você concorda com o uso de cookies em nosso site.
      Total
      0
      Compartilhe