Categorias: Política

Vereador cobra participação popular nas audiências da LOA

PUBLICIDADE

O vereador Zezinho Botafogo (PSB), em entrevista ao jornalista Edmílson Lucena no ‘Jornal da Câmara’ (JC), na manhã desta quarta-feira (24), enfatizou a importância da participação da população nas audiências publicas que estão discutindo a Lei Orçamentária Anual (LOA) para o exercício de 2011.

 

A LOA registra as receitas que o governo municipal estima arrecadar durante o ano e fixa os gastos a serem realizados com esses recursos. Detalhando a aplicação dos recursos do município em obras e ações para o exercício seguinte, ela é elaborada com base nas diretrizes anteriormente apontadas pelo Plano Plurianual (PPA) e pela Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO), definidos pelo Executivo, a partir de discussões com a comunidade.

 

Antes de virar lei, a proposta orçamentária é analisada pelos vereadores que podem apresentar emendas ao projeto, de acordo com critérios estabelecidos pela LDO. Durante esta semana e até a segunda-feira (29), a LOA está sendo discutida no Plenário Senador Humberto Lucena, sempre a partir das 15h30, com a participação dos vereadores, dos secretários municipais e de toda a população pessoense.

 

Na entrevista, Zezinho também revelou que não está priorizando a elaboração de tantas emendas à LOA, pois acredita que as discussões foram travadas nas audiências do Orçamento Democrático, realizadas nos bairros da cidade, quando os moradores são ouvidos e organizadas suas reivindicações para possível solução dos problemas. Ele ainda informou que a data limite para a entrega das emendas está prevista para o próximo dia 9 de dezembro, até as 17h, nos gabinetes do relator, o próprio Zezinho, e da presidente da Comissão de Finanças e Orçamento (CFO), vereadora Raíssa Lacerda (DEM).

 

Zezinho Botafogo revelou sua tristeza ao ser informado pelo entrevistador que a cidade de João Pessoa perdeu sua posição de ‘Segunda Cidade Mais Verde do Mundo’ para a cidade de Curitiba. A Capital paranaense foi eleita a vencedora do ‘Globe Award Sustainable City 2010’. O júri do prêmio internacional – que destaca anualmente as cidades empenhadas no desenvolvimento urbano sustentável – escolheu a cidade por suas ações sócio-ambientais.

 

A Capital paraibana foi considerada a mais verde do Brasil durante a ECO-92, a conferência da ONU sobre o meio ambiente. João Pessoa teria recebido o título de segunda cidade mais verde do mundo. No marco da Cúpula Climática Mundial de Prefeitos (CClima), realizada no México, se apresentou pela primeira vez o Green City Index (GCI) da América Latina, classificando Curitiba, com 1,7 milhão de habitantes, como a única cidade “muito acima” da média quanto a normas ambientais.

 

O vereador lembrou que em 2002 elaborou um projeto que multava quem destruísse árvores na cidade, com o intuito de poder chegar ao primeiro lugar. “Este era um dos nosso principais destaques, que nos fazia orgulhosos, principalmente quando viajávamos perguntavam de onde éramos e respondíamos: ‘Da cidade mais verde do mundo’. Aí o pessoal tinha que nos corrigir: ‘Da mais verde não. Da segunda mais verde’. Então a gente ficava todo orgulhoso”.

 

Assessoria

PUBLICIDADE

Últimas notícias

Veneziano participa de ato de lançamento da pré-candidatura à reeleição do Prefeito de Cuitegi Geraldo Serafim, pelo MDB

O Vice-Presidente do Senado Federal, Senador Veneziano Vital do Rêgo (MDB-PB) participou, na tarde e…

29 de abril de 2024

Tutores querem regulamentação do transporte aéreo de cachorros

Tutores de cães da raça golden retriever se reuniram neste domingo (28) no aeroporto de…

29 de abril de 2024

Vicente Mariano, um dos representantes do candomblé no Brasil, morre aos 95 anos

O pernambucano Vicente Mariano, um dos representantes do candomblé no Brasil, morreu no último final…

29 de abril de 2024

Belo opina sobre voltar com Gracyanne: “Onde existe amor, ainda existe esperança”

Em participação no programa Domingão com Huck, da TV Globo, no dia de ontem (28),…

29 de abril de 2024

Vídeo e fotos: Estrutura de casa de shows cede durante evento em João Pessoa e deixa feridos

Na noite de ontem (28), parte da estrutura de uma casa de shows localizada no…

29 de abril de 2024

MDB e Republicanos deixam divergências de lado e caminham juntos no Sertão: “Temos uma ótima convivência”, diz Veneziano

Com a proximidade do período eleitoral do mês de outubro, os partidos articulam cada vez…

29 de abril de 2024