Categorias: Política

Vereador cobra ações na UEPB e na UFCG: “Segurança não é constrangimento, é proteção

PUBLICIDADE

Em discurso na tribuna da Câmara Municipal de Campina Grande, o vereador Pimentel Filho fez um duro alerta sobre a falta de segurança nas instituições de ensino superior da cidade, com foco na Universidade Estadual da Paraíba (UEPB) e na Universidade Federal de Campina Grande (UFCG).

O parlamentar criticou a ausência de medidas efetivas de controle de acesso, como a instalação de detectores de metais nas entradas dos campi. Para ele, a negligência compromete diretamente a integridade física da comunidade universitária.

“Já era pra UEPB ter nas suas portarias detector de metais. Na UEPB, UFCG, todos os locais de entrada. É obrigatório. É obrigatório”, enfatizou Pimentel.

Ele também reprovou a justificativa usada por algumas instituições, que alegam que tais dispositivos causariam constrangimento aos frequentadores. O vereador rebateu com ironia: “Eu vi isso com até espanto: não vamos colocar o detector de metais porque constrange as pessoas. Eu queria que dissessem isso no aeroporto, no fórum, no Tribunal de Justiça. Vai querer realmente dar segurança ao local? Então não façam de conta.”

Pimentel apontou ainda que medidas como catracas e câmeras de monitoramento, quando usadas apenas de forma passiva, são ineficazes. “Botar uma catraca pra saber quantos entraram e quantos saíram. Que é isso, Chante? Uma câmera pra saber quem entra e quem sai? Depois que mata, todo mundo sabe quem é.”

Ao final do discurso, o vereador cobrou ações concretas tanto do prefeito Bruno Cunha Lima quanto do governador João Azevêdo, seu aliado político, para garantir que a legislação de segurança nas instituições públicas de ensino seja efetivamente cumprida.

“O vereador Pimentel foi à sessão da Câmara de Campina Grande cobrando do prefeito Bruno a efetividade da fiscalização sobre o cumprimento dessa lei, mas ele também pode cobrar do governador, que a UEPB acelere as providências pra garantir a segurança no ingresso do seu campus universitário”, reforçou.

PUBLICIDADE

Últimas notícias

Seap-PB confirma feridos após tumulto em presídio de Patos e mobiliza forças especiais

A Secretaria de Estado da Administração Penitenciária da Paraíba (Seap-PB) comunica que, na manhã desta…

10 de dezembro de 2025

EPC divulga lista com novas convocações de aprovados em concurso

A Empresa Paraibana de Comunicação (EPC) divulgou, nesta quarta-feira (10), uma nova lista de convocação…

10 de dezembro de 2025

Cruzeiro e Corinthians iniciam batalha por vaga na final da Copa do Brasil

Com ingressos esgotados, Cruzeiro e Corinthians abrem  hoje, quarta-feira, (10/12), às 21h30 (de Brasília), no Mineirão, a disputa por…

10 de dezembro de 2025

MPPB instaura procedimento para efetivar Registro Nacional de Pedófilos e Predadores Sexuais

O Ministério Público da Paraíba instaurou o Procedimento Administrativo de Acompanhamento de Políticas Públicas nº…

10 de dezembro de 2025

Motta diz que redução de penas dos condenados pelo 8/1 é “virada de página”

A Câmara dos Deputados aprovou, na madrugada desta quarta-feira (10/12), o Projeto de Lei 2162/23,…

10 de dezembro de 2025

Luiz Couto critica aprovação do “PL da dosimetria” na Câmara: “A democracia brasileira foi duramente atacada”

O deputado federal Luiz Couto (PT) criticou nesta quarta-feira (10), a aprovação do chamado “PL…

10 de dezembro de 2025