Categorias: Política

Vereador apoia projeto que acaba com eleição antecipada na CMCG

PUBLICIDADE

O projeto que acaba com a eleição antecipada para a Mesa Diretora da Câmara Municipal de Campina Grande pode passar. A propositura já conta  com o apoio do vereador Sargento Neto (PRTB). O autor da proposta é Lucas Ribeiro (PP), que também quer o fim da reeleição na Casa.

“Sou totalmente a favor”, afirmou. Sargento Neto diz que não é possível aceitar que uma pessoa seja eleita para assumir o primeiro biênio e imediatamente reeleita para o segundo sem antes passar por um acompanhamento do mandato.

Ivonete Ludgério (PSD), atual presidente da Casa de Félix Araújo, foi eleita e reeleita nesse sistema de votação. Sem citá-la, o parlamentar de primeiro mandato afirmou que a “inexperiência” o levou a votar desta forma na eleição anterior.

Na reabertura da Casa, Sargento Neto foi protagonista de uma crise contra a presidência. Pela Tribuna, ele pediu desligamento do cargo de 3º secretário. “É um cargo fictício”, cravou. Seu pronunciamento foi uma crítica a um suposto centralismo exercido por Ivonete no poder.

Na ocasião, o vereador apresentou um projeto de emenda ao regimento interno do Parlamento com vistas ao empoderamento do secretariado. Ele quer que o 1º secretário possa compartilhar com a presidência decisões de natureza financeira.

Sem ainda ter sido posto em votação no Plenário, ele diz esperar que isso ocorra o mais rapidamente possível. Porém, a proposta ainda não é consenso. A própria Ludgério, em outra ocasião, apresentou uma contraproposta ao projeto apresentado.

Ela concorda em ceder mais poder para o secretariado, desde que a medida só passe a entrar em vigor a partir de 2021, após o encerramento de seu mandato. Sargento Neto, por outro lado, considera que o efeito da emenda deve ser imediato.

Redação

 


Leia mais notícias sobre o mundo jurídico no Portal Juristas. Adquira seu certificado digital E-CPF ou E-CNPJ com a Juristas. Entre em contato através do WhatsApp (83) 9 93826000

 

PUBLICIDADE

Últimas notícias

Conta de água vai ficar quase 10% mais cara na Paraíba a partir de junho

A Agência de Regulação do Estado da Paraíba (ARPB) aprovou um reajuste de 9,97% nas…

20 de maio de 2024

Menor mata pais e irmã em SP e fica com os corpos em casa por três dias

Um adolescente de 16 anos foi apreendido após matar o pai, de 57 anos, a…

20 de maio de 2024

Após mais um adiamento por parte do PT , Jackson aponta isolamento e diz que sigla terá dificuldade “de fechar aliança”

O presidente estadual do Partido dos Trabalhadores (PT), Jackson Macedo, falou nesta segunda-feira (20) sobre…

20 de maio de 2024

Luciano Cartaxo apresenta melhoras, mas continua internado, segundo novo boletim médico

O deputado estadual Luciano Cartaxo segue internado e apresenta boa evolução clínica, conforme o novo…

20 de maio de 2024

PT adia mais uma vez definição sobre eleições em João Pessoa e presidente municipal expressa frustração: “Pegos de surpresa”

A reunião do Partido dos Trabalhadores (PT) com a Executiva Nacional, que começou nesta segunda-feira…

20 de maio de 2024

Secretário-geral do PT minimiza adiamento sobre rumo em João Pessoa: “Amadurecer melhor”

O secretário-geral do Partido dos Trabalhadores (PT), deputado federal Henrique Fontana (PT-RS), explicou na manhã…

20 de maio de 2024