Categorias: Política

Veneziano solicitará extensão de prazo ao IBGE para que Prefeitos contestem dados populacionais

O Vice-Presidente do Senado Federal, Senador Veneziano Vital do Rêgo (MDB-PB) vai solicitar ao Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) uma extensão de prazo para que os prefeitos que se sentiram prejudicados com as estimativas populacionais dos municípios, divulgadas recentemente pelo instituto, possam apresentar suas contestações. O prazo inicial vai até dia 15 de setembro.

Veneziano afirmou que a solicitação será feita em atenção aos gestores de todo o país – em especial aos 223 prefeitos paraibanos – que se sentiram prejudicados com as estimativas populacionais, tendo em vista que a diminuição das populações afeta diretamente a distribuição dos coeficientes do Fundo de Participação dos Municípios (FPM) para o exercício de 2022.

Ele disse que seu gabinete estará à disposição dos prefeitos para a formulação das suas contestações junto ao IBGE e lembrou que a não realização de um Censo Populacional em 2020, por parte do instituto, prejudicou alguns municípios paraibanos, pois afetou os coeficientes dos seus repasses do FPM. Para o senador paraibano, a extensão garantirá aos prefeitos que se sentirem prejudicados o tempo hábil para apresentar formalmente suas contestações sobre as estimativas populacionais dos seus municípios.

“Estimativas traz prejuízos” – Segundo o IBGE, as populações dos municípios foram estimadas por um procedimento matemático e são o resultado da distribuição das populações dos estados, projetadas por métodos demográficos entre seus diversos municípios. O método baseia-se na projeção da população estadual e na tendência de crescimento dos municípios, delineada pelas populações municipais captadas nos dois últimos Censos Demográficos (2000 e 2010).

Quem apoia a solicitação de Veneziano é o presidente da Federação das Associações de Municípios da Paraíba (Famup), George Coelho. “O censo foi cancelado, eles estão fazendo uma estimativa. Eu acho isso muito triste, porque só com o censo podemos definir a realidade dos municípios. Muitos cresceram, mas os recursos diminuíram”.

O Censo Demográfico foi adiado pelo IBGE devido à pandemia. Conforme George Coelho, o aumento do FPM não condiz com a realidade dos municípios paraibanos. “Temos muitos municípios que tiveram uma alta populacional muito grande nos últimos dez anos e eles estão sendo penalizados por não haver um censo”.

PB Agora

Últimas notícias

MECA NORDESTINA: mais de 200 mil pessoas devem participar dos sete grandes eventos religiosos em Campina Grande durante o carnaval

Na Antiguidade, dizia-se que “todas as estradas levavam a Roma”. Hoje, milhões de muçulmanos seguem…

11 de fevereiro de 2026

Em reunião com João Campos, João Azevêdo apresenta pré-candidatos à Câmara Federal pelo PSB em 2026

O governador da Paraíba e presidente do PSB no estado, João Azevêdo, usou seu perfil…

11 de fevereiro de 2026

Com duas vagas em aberto, Valdemar vem à Paraíba no dia 22 para fechar chapa do PL e discutir filiação de Efraim Filho

O presidente nacional do Partido Liberal (PL), Valdemar da Costa Neto, cumprirá agenda na Paraíba…

11 de fevereiro de 2026

Cícero Lucena ironiza previsão de Hugo Motta sobre crescimento de Lucas Ribeiro nas pesquisas: “Mãe Dináh”

A temperatura política na Paraíba segue esquentando a medida que o período eleitoral de 2026…

11 de fevereiro de 2026

Pedro Cunha Lima volta a driblar especulações sobre vice de Cícero e fala em “voltar a estudar”; ouça!

O deputado federal e presidente estadual do PSD, Pedro Cunha Lima, adotou uma postura cautelosa…

11 de fevereiro de 2026

MPF firma acordo para demolição parcial de prédio que avançou sobre terreno de marinha em João Pessoa

TAC obriga condomínio a remover parte de edificação construída irregularmente, recuperar área ambiental e pagar…

11 de fevereiro de 2026