Veneziano sobe 6 pontos na pesquisa Ipec e é o candidato que mais cresce na reta final da disputa pelo governo da Paraíba

PUBLICIDADE

O candidato a Governador da Paraíba Veneziano Vital do Rêgo (MDB-15), da coligação ‘A Paraíba tem pressa de ser feliz!’, que reúne MDB, PT, PV e PCdoB, foi o que mais cresceu na reta final da disputa pelo governo da Paraiba, segundo a última pesquisa do instituto Ipec, publicada na noite deste sábado (01), véspera da eleição, pela Rede Paraiba de Comunicação.

Em relação à pesquisa Ipec anterior, divulgada no dia 22 de setembro, há pouco mais de uma semana, portanto, Veneziano cresceu seis pontos, passado de 15% para 21%, o que dá uma média de praticamente um ponto por dia. O segundo foi o candidato João Azevedo (PSB), que cresceu dois pontos, passando de 35% para 37%. Pedro Cunha Lima subiu um ponto, passando de 20% para 21%. Já Nilvan Ferreira (PL) não apresentou crescimento, pois obteve 14% nas duas pesquisas.

Veja os números:

João Azevêdo (PSB): 37%

Veneziano Vital do Rêgo (MDB): 21%

Pedro Cunha Lima (PSDB): 21%

Nilvan Ferreira (PL): 14%

Adjany Simplicio (PSOL), Adriano Trajano (PCO), Antônio Nascimento (PSTU) e Major Fábio (PRTB) não pontuaram. Brancos e nulos somaram 4%. Não sabem/não responderam, 3%.

A pesquisa Ipec mostrou tres fatos importantes: o primeiro é que a eleição na Paraíba será decidida mesmo em dois turnos. O segundo é que, considerando a espiral positiva de Veneziano, com crescimento mais acentuado que os demais postulantes, a probabilidade maior é de que o 2º turno seja disputado por João Azevedo e Veneziano.

O terceiro fator reforça o segundo, pois além de ter apresentado o crescimento mais acentuado, Veneziano é o candidato que tem a menor rejeição (quando o pesquisador pergunta em que candidato o eleitor não votaria de jeito nenhum), dentre os candidatos que pontuaram na pesquisa.

Veja os números:

Nilvan Ferreira (PL): 29%

João Azevêdo (PSB): 27%

Pedro Cunha Lima (PSDB): 17%

Veneziano Vital do Rêgo (MDB): 16%

A pesquisa Ipec ouviu 800 pessoas entre os dias 29 de setembro e 1º de outubro, em 36 municípios paraibanos. A margem de erro é de três pontos percentuais para mais ou para menos, considerando um nível de confiança de 95%. A pesquisa foi registrada no Tribunal Regional Eleitoral da Paraíba sob o protocolo Nº PB-00955/2022 e no Tribunal Superior Eleitoral sob o protocolo Nº BR-02427/2022.

Da Redação, com g1 e Jornal da Paraíba

PUBLICIDADE

Últimas notícias

Ana Cláudia representa Veneziano e ressalta união de esforços que permitiu requalificação do Parque Evaldo Cruz em Campina Grande

O Vice-Presidente do Senado Federal, Senador Veneziano Vital do Rêgo (MDB-PB), foi representado nesta segunda-feira…

27 de maio de 2024

Apesar de endossar nome de Romero para PMCG, aliada de Galdino não vê tempo para esperar e aponta Jhony como opção

Aliada do deputado estadual Adriano Galdino (Republicanos) em Campina Grande, a vereadora Valéria Aragão (Republicanos),…

27 de maio de 2024

Para atrair legado, esposa de Ricardo Coutinho pode ser indicada para vice de Cartaxo na disputa pela Prefeitura de JP

O deputado estadual Luciano Cartaxo (PT) admitiu, durante entrevista nesta segunda-feira (27) a possibilidade de…

27 de maio de 2024

Cartaxo prega unidade diz que vai buscar apoio de Cida Ramos para PMJP: “Superar divergências”

O deputado estadual Luciano Cartaxo (PT) confirmou, em entrevista nesta segunda-feira (27), que buscará o…

27 de maio de 2024

“Se não cumpre atribuições não tem como fazer festas”, diz presidente do TCE sobre gastos de prefeituras com festejos juninos

Presidente do Tribunal de Contas da Paraíba (TCE), Nominando Diniz garantiu que o Tribunal não…

27 de maio de 2024

Opinião – Governador Tarcísio de Freitas: A bola da Vez!

Esse jovem político, governador do estado de São Paulo (49 anos), é uma amostra viva…

27 de maio de 2024