Categorias: Política

Veneziano reage a críticas e anuncia medidas jurídicas após declarações de Daniella: “Apresentar provas”

As declarações da senadora Daniella Ribeiro (PP-PB) sobre uma suposta “chantagem” envolvendo o senador Veneziano Vital do Rêgo (MDB-PB) repercutiram nesta quarta-feira (11). Em resposta, Veneziano afirmou que encaminhou as falas da colega ao seu corpo jurídico para adoção das medidas cabíveis.

Segundo o parlamentar, as acusações são “ofensas gratuitas” e precisarão ser esclarecidas formalmente. “O que nós definimos em relação a essa situação foi remeter ao nosso corpo jurídico as ofensas gratuitas, as alegorias da senhora, para que as providências sejam tomadas, interpelando-a. E aí ela vai ter a oportunidade de apresentar provas”, declarou.

A manifestação ocorre após entrevista concedida por Daniella ao portal Congresso em Foco, na qual ela afirmou que Veneziano estaria utilizando, de forma implícita, a posição ocupada por seu irmão, Vital do Rêgo Filho — presidente do Tribunal de Contas da União (TCU) — para pressionar o governo federal na definição de apoio à disputa pelo Governo da Paraíba em 2026.

Na entrevista, Daniella disse que a demora do presidente Luiz Inácio Lula da Silva em anunciar apoio na sucessão estadual estaria relacionada a essa suposta pressão. Ela ressaltou que não acusa o presidente do TCU de qualquer irregularidade, mas sustenta que o senador utilizaria politicamente o fato de ter um familiar à frente da Corte de Contas.

As declarações foram feitas em meio às articulações para a formação da chapa governista na Paraíba. O vice-governador Lucas Ribeiro (PP), filho de Daniella, é pré-candidato ao governo estadual. Veneziano também se coloca como postulante ao cargo e aguarda definição do Palácio do Planalto sobre eventual apoio.

Daniella defendeu que o Partido dos Trabalhadores na Paraíba já demonstra alinhamento com o grupo governista local e que não haveria motivo político para mudança de rumo. Ela citou o apoio de lideranças petistas e destacou o histórico de parceria do atual governo estadual com a gestão federal.

Veneziano, por sua vez, não comentou o mérito das articulações eleitorais, concentrando sua resposta na contestação das acusações. A expectativa é que o desdobramento jurídico anunciado pelo senador mantenha o tema em evidência nos próximos dias, em meio ao cenário de pré-campanha no estado.

Redação

Últimas notícias

Caso Master: dinheiro jogado pela janela durante operação da PF reascende memória de caso na PB

Uma cena inusitada marcou a terceira fase da Operação Barco de Papel, da Polícia Federal,…

11 de fevereiro de 2026

Jhony Bezerra publica mensagem enigmática e aumenta rumores de rompimento com o Governo

O clima nos bastidores políticos da Paraíba voltou a se movimentar na tarde desta quarta-feira…

11 de fevereiro de 2026

Inmet emite alerta de chuvas intensas para João Pessoa e mais 100 cidades da Paraíba

Os paraibanos devem ficar atentos às mudanças no tempo nas próximas horas. O Instituto Nacional…

11 de fevereiro de 2026

Em meio a cautela sobre 2026, Pedro admite desejo de disputar PMJP; ouça!

O ex-deputado federal Pedro Cunha Lima (PSD) revelou nesta quarta-feira (11) em entrevista à Arapuan…

11 de fevereiro de 2026

Oposição na CMJP inicia coleta de assinaturas para CPI sobre facções nas eleições de 2024

Vereadores da bancada de oposição na Câmara Municipal de João Pessoa (CMJP) começaram ontem terça-feira…

11 de fevereiro de 2026

Servidores da PMCG ocupam gabinete do prefeito Bruno e cobram salários atrasados

Servidores da Prefeitura de Campina Grande, no Agreste da Paraíba, ocuparam nesta quarta-feira (11) os…

11 de fevereiro de 2026