Veneziano preside sessão de abertura do 2º semestre e ressalta relevância do Senado para o país

O Vice-Presidente do Senado Federal, Senador Veneziano Vital do Rêgo (MDB-PB) presidiu na tarde desta terça-feira (01) a sessão de abertura dos trabalhos legislativos referentes ao 2º semestre de 2023. Na reabertura, Veneziano fez um balanço dos avanços e conquistas proporcionados ao Brasil pela atuação dos senadores e senadoras no 1º semestre, falando em nome da Casa e do presidente Rodrigo Pacheco (PSD-MG).

“Esta casa não se furtou à sua missão institucional de trabalhar de forma incansável em prol das necessidades mais prementes do país. Foram aprovados projetos especialmente voltados para a melhoria na qualidade de vida da população brasileira, em áreas essenciais como saúde pública, crescimento econômico e desenvolvimento social”, disse Veneziano.

No total, segundo Veneziano, foram 308 matérias aprovadas em Plenário (a última instância de tramitação), entre Medidas Provisórias, Propostas de Emenda à Constituição, Projetos de Lei, dentre outras. “Importante destacar, também, a atuação incansável das comissões temáticas da Casa nesta produção legislativa de vulto, ainda em meados do ano, entre tantos desafios impostos diariamente ao trabalho do Senado Federal e do Congresso Nacional”.

Ele lembrou que o bem-estar da população brasileira e as discussões sobre questões fundamentais de que o país tanto precisa para se desenvolver “foram a tônica inegociável para projetos que almejaram, dentre outros, o acesso à saúde pública, a recuperação econômica, a preservação do meio ambiente, a geração de empregos, a educação, as pautas femininas e de direitos humanos como algumas das prioridades deste ano que chega à sua metade”.

Na fala, Veneziano citou algumas importantes matérias aprovadas, por área, destacadas a seguir:

Saúde: dentre as 9 matérias aprovadas, destaque para a Medida Provisória 1165/2023, que institui a Estratégia Nacional de Formação de Especialistas para a Saúde, no âmbito do Programa Mais Médicos.

Educação: dentre os 13 projetos aprovados, destaque para a definição dos subsídios, a valorização dos professores e a participação da família no processo de formação educacional, além da valorização das universidades e das instituições de ensino, que concentram a maior parte da produção em ciência e inovação do país.

Políticas Sociais: dentre os 14 projetos aprovados, destaque para a Medida Provisória 1164/2023, que instituiu o Programa Bolsa Família.

Economia: dentre os 38 projetos aprovados, destaque para a Medida Provisória 1162/2023, do Programa Minha Casa, Minha Vida; a Medida Provisória 1147/2023, que reduziu as alíquotas da contribuição para o PIS/Pasep e da Cofins incidentes no transporte aéreo de passageiros e que instituiu o Programa Emergencial de Retomada do Setor de Eventos – Perse; o Projeto de Lei 4188/2021, o chamado Marco Legal das Garantias de Empréstimos; e o Projeto de Lei Complementar 93/2023, que institui regime fiscal sustentável para garantir a estabilidade macroeconômica do País e criar as condições adequadas ao crescimento socioeconômico, o chamado Arcabouço Fiscal.

Relações Internacionais: dentre os 19 projetos aprovados, cujos impactos vão além do território nacional, provando dessa forma que o Brasil é parte fundamental e voz atuante nas discussões regionais e mundiais de questões que afetam não apenas os seus cidadãos, destaque para a promoção da cooperação entre países na busca de soluções comuns para alguns dos mais graves problemas do planeta.

Meio Ambiente: dentre os 3 projetos aprovados, em continuidade com outros anteriormente aprovados, destaque para inciativas que visam restabelecer a imagem positiva do país e firmar seu protagonismo mundial.

Esporte: foram 2 projetos aprovados, com destaque para o PL 1825/2022, que institui a Lei Geral do Esporte.

Segurança Pública: foram 8 projetos aprovados, sobre um tema frequente de discussões no Senado, com impacto direto na qualidade da vida dos brasileiros.

Empreendedorismo: foram 2 projetos aprovados, valorizando ações criativas do ponto de vista econômico e social promovidas por brasileiros que lutam para fazer a diferença, gerando riqueza e desenvolvimento para o país.

Infraestrutura: foram 7 projetos aprovados, colaborando diretamente com o desenvolvimento da infraestrutura necessária para o crescimento econômico e social do país.

Direito das mulheres: dentre os 6 projetos aprovados, destaque para o PL 1085/2023, que garantiu a igualdade salarial e remuneratória entre mulheres e homens.

 

Assessoria

Últimas notícias

Sine-JP inicia semana com oferta de 614 vagas de trabalho e oportunidades para primeiro emprego

O Sistema Nacional de Emprego de João Pessoa (Sine-JP) está com a oferta de 614…

25 de janeiro de 2026

Campina Grande tem1.150 vagas de emprego a partir desta segunda-feira

Campina Grande , conforme cadastro do Sine Municipal e da Secretaria de Assistência Social (Semas),…

25 de janeiro de 2026

Raio atinge concentração de ato pró-Bolsonaro em Brasília e deixa feridos graves

Um raio atingiu, na tarde deste domingo (25), a concentração de apoiadores do ex-presidente Jair…

25 de janeiro de 2026

Lucas define critérios para escolha do vice em sua chapa para o governo: “Nome que agregue e acredite no que defendemos”

O vice-governador da Paraíba, Lucas Ribeiro (PP), comentou esta semana sobre a composição da chapa…

25 de janeiro de 2026

MP abre investigação sobre crimes ligados ao avanço do crime organizado e tomada de imóveis por criminosos, em Bayeux

O Ministério Público do Estado da Paraíba (MPPB) instaurou um Procedimento Administrativo para monitorar a…

25 de janeiro de 2026

Justiça decreta prisão preventiva do cantor João Lima por violência doméstica contra a esposa

O Plantão Judiciário do Tribunal de Justiça da Paraíba (TJPB) expediu, neste domingo (25), um…

25 de janeiro de 2026