Categorias: Política

Veneziano evita comentar decisão de Rômulo, mas faz análise favorável ao PMDB

PUBLICIDADE

Em quase uma hora de entrevista ao programa Correio Debate, na tarde desta quarta-feira (19), o pré-candidato do PMDB ao Governo do Estado, Veneziano Vital do Rêgo não só falou sobre o racha entre Cássio e Ricardo, mas também foi sabatinado sobre vários outros temas políticos, envolvendo alianças, seus efeitos e seus desdobramentos.

Eloquente, e com um vocabulário bastante extenso, o cabeludo só se esquivou em um momento da sabatina: quando indagado se o posicionamento independente do vice-governador Rômulo Gouveia (PSD) em anunciar preferência por RC o teria surpreendido.


DECISÃO DE RÔMULO

Com um histórico de embates eleitorais, puxados muitas vezes para o campo pessoal, Veneziano, ao responder o questionamento avisou: “Eu não me adentro nesse assunto. O que eu sei é que ele foi uma lembrança de Cássio em 2010 para disputar a majoritária ao lado do PSB, já que à época ele era do PSDB. Ali, ele se encorajou por um chamamento do ex-governador”.

ALIANÇA COM O PT

De acordo com o cabeludo, a expectativa é que os dois partidos se unam. Se não for em um primeiro turno, será em um segundo.

ALIANÇA COM O PSDB

Apesar de atuarem em campos opostos, o PMDB e o PSDB podem, de acordo com Veneziano, estar juntos nas eleições de 2014, sob a condição de que o PMDB tenha que ocupar a cabeça da chapa, na disputa pelo cargo de governador. Para o PSDB restaria ou a vice ou a senatoria.

ALIANÇA COM O SOLIDARIEDADE

Presidido pelo sobrinho do ex-governador José Maranhão, o deputado Benjamim Maranhão, o Solidariedade tem na manga o tempo de guia eleitoral, que anda sendo cobiçado pelos partidos que vão disputar a chapa majoritária. Na Paraíba, conforme Veneziano, essa composição não está descartada.
“Penso inclusive que seria o natural o Solidariedade compor com o PMDB, acredito que ele haverá de se identificar às raízes do PMDB e nossa relação com Benjamim continua bem estabelecida”.

ALIANÇA COM O PTB (de Wilson Santiago)

Apesar do ex-senador Wilson Santiago ter deixado o PMDB para assumir o comando do PTB paraibano, Veneziano disse que não descarta uma composição com o ex-colega de partido. “Não existe cristal quebrado na nossa relação. Sempre nos demos bem e eu nunca neguei que o PMDB perdeu um grande quadro quando ele decidiu tomar novos rumos, mas é lógico que temos uma grande simpatia pelo PTB e podemos sim também marchar juntos”, disse.

DECEPÇÃO DE CÁSSIO

Para Veneziano, o senador Cássio Cunha Lima (PSDB) não se pronunciou oficialmente, até agora, sobre o possível fim da aliança com o PSB, porque se sente desconfortável por ter sido um dos responsáveis pela vitória do PSB em 2010.

“Deve ser desconfortável para Cássio, pois Ricardo não tinha inserção alguma fora da Capital e da região metropolitana. Foi o DEM de Efraim Morais e o PSDB de Cássio que permitiram dar uma amplitude na candidatura do PSB em CG, então acho que é desconfortável imaginar que Campina Grande, que foi responsável por essa margem, não tenha tido tantos investimentos”, declarou.

DIVISÕES

Indagado se a divisão de Cássio e Ricardo também não atingiria o PMDB em Campina Grande, Veneziano ponderou. “Há duvidas se divide também o PMDB, pois a candidatura de Cássio terá como base Campina, vai ter essa divisão de votos, vai ser um bom debate imaginar PSDB, PSB e PMDB debatendo, isso me alimenta”, disse confiante.

Veneziano destaca ainda que a divisão maior recairá entre os aliados de Cássio e os de Ricardo, tendo em vista a enxurrada de anúncios e adesões de ‘quem fica com quem’.

“Observe nesses últimos três dias do racha entre eles o que ficou posto é que vários agentes do grupo do sendor Cássio anunciou que não ficará com ele e sim com Ricardo Coutinho. São divisões que já estão ocorrendo, no campo deles”, finalizou.

Márcia Dias


PB Agora

PUBLICIDADE

Últimas notícias

PMJP determina instauração de procedimento administrativo para apurar a responsabilidade dos citados em investigação

Nesta sexta-feira (03), a Prefeitura de João Pessoa emitiu uma nota à imprensa esclarecendo sua…

3 de maio de 2024

Rombo de quase R$ 15 bi nas contas municipais será desafio para prefeitos eleitos em outubro, alertam especialistas

O rombo dos municípios brasileiros em fevereiro deste ano somava R$ 14,7 bilhões no acumulado…

3 de maio de 2024

Vereador cita que na CMCG existe ´Camaleônicos´ e lembra que colegas que tentaram destruir Romero hoje o abraçam

Em depoimento ontem (02), na Tribuna da Câmara Municipal de Campina Grande o vereador Alexandre…

3 de maio de 2024

Prefeito Emerson Panta lança São João de Santa Rita 2024 com atrações inéditas

Evento promete movimentar a economia local e celebrar tradições juninas com uma programação diversificada O…

3 de maio de 2024

Incêndio de grandes proporções deixa moradores em alerta, no bairro Alto do Mateus, em João Pessoa

Um incêndio de grandes proporções foi registrado, no início da manhã de hoje (03), em…

3 de maio de 2024

Veja a relação dos 35 celulares que vão parar de funcionar no WhatsApp

Por meio de comunicado oficial, o WhatsApp anunciou uma grande de lista de celulares Android…

3 de maio de 2024