Veneziano e os deputados Taciano Diniz e Romualdo Quirino tratam de investimentos na Paraíba com o Ministro Waldez Góes

O Vice-Presidente do Senado Federal, Senador Veneziano Vital do Rêgo, manteve audiência nesta segunda-feira (17), em Brasília, com o Ministro da Integração e do Desenvolvimento Regional, Waldez Góes. O objetivo foi tratar de pleitos e investimentos na Paraíba, em especial nas regiões do Sertão e Cariri do estado.

Foto: Assessoria

Veneziano levou consigo os Deputados Estaduais Taciano Diniz e Romualdo Quirino, representantes das duas regiões na Assembleia Legislativa da Paraíba. Dentre os pleitos apresentados está a construção da Adutora da Serra do Teixeira, através do ramal do Pajeú, obra complementar do Projeto de Integração de Bacias Hidrográficas do Rio São Francisco – PISF (Transposição).

Os municípios da região da Serra de Teixeira, tais como Teixeira, Matureia, Desterro e Cacimbas, estão enfrentando uma grave crise hídrica, com seus principais mananciais completamente secos. Segundo a Agência de Gestão Executiva das Águas (AESA), dos quatro principais açudes da região, nenhum possui mais de 1% de seu volume hídrico. Veneziano relatou ao Ministro que, devido à escassez da água na região, as prefeituras estão fornecendo água através de carros-pipa, em cooperação com o governo federal.

Eles também reforçaram o pleito para a construção do Ramal Piancó da Transposição. “Historicamente, os estudos e discussões sobre a transposição tinham como referência a entrada na Paraíba pelo Rio Piancó, para abastecer os reservatórios Coremas/Mãe D’água e, a partir deles, as águas serem distribuídas para as diversas regiões do Estado da Paraíba e para o Rio Grande do Norte. Porém, com a versão posterior do projeto para as construções dos Eixos Norte e Leste, este trecho foi excluído temporariamente do debate”, relatou o Senador.

Taciano e Romualdo lembraram que, após intensa luta desenvolvida pela Assembleia Legislativa da Paraíba, através da Frente Parlamentar da Água e da Agricultura Familiar, o governo federal finalmente assimilou a importância da obra. Porém não se tem conhecimento do início da sua execução.

O Ramal Piancó irá perenizar o Açude Condado, em Conceição, e o Rio Piancó, e consequentemente garantirá estabilidade hídrica aos mananciais Coremas/Mãe D’água, cuja água servirá ao sertão paraibano, beneficiando aproximadamente um milhão de habitantes. Também permitirá o desenvolvimento de projetos na área da agricultura familiar, dos criadores e produtores rurais, e das empresas daquela região, melhorando consideravelmente a economia, a renda e a qualidade de vida da população.

Também foram tratados temas referentes ao Cariri, a exemplo da proposta que requer estudo da integração das bacias do Cariri, como o Rio Espinho, Rio Sucuru e o Rio Taperoá, além da implantação de micro usinas hidrelétricas a fio d’água para baratear os cursos da transposição, através da geração e energia mais barata.

Confira vídeo:

Assessoria

Últimas notícias

Sem citar nomes, Veneziano demonstra preferência para que candidato a vice na chapa de Cícero Lucena seja de CG

O senador e presidente do MDB na Paraíba, Veneziano vital do Rêgo, cravou sua preferência…

29 de janeiro de 2026

Prefeito de Campina Grande nega pressão para apoiar pré-candidatura de Cícero Lucena ao Governo

O prefeito de Campina Grande, Bruno Cunha Lima, negou nesta quinta-feira (29), estar sofrendo qualquer…

29 de janeiro de 2026

“Figurões” da política planejam retorno ao cenário nas eleições de 2026

Em ano eleitoral, alguns políticos de nomes históricos e polêmicos que já obtiveram vitórias nas…

29 de janeiro de 2026

Cabo Gilberto revela que vai tratar de pautas do Nordeste e estratégias da oposição durante visita a Bolsonaro

O deputado federal paraibano Cabo Gilberto Silva (PL), líder da bancada de oposição na Câmara…

29 de janeiro de 2026

Interessados têm até esta sexta-feira para solicitar permissão de instalação de camarotes da Via Folia, em JP

A Prefeitura de João Pessoa, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Urbano (Sedurb), publicou no Diário…

29 de janeiro de 2026

Inmet amplia alerta de chuvas intensas para 50 cidades do Sertão da Paraíba

O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) ampliou o alerta de chuvas intensas para 50 municípios…

29 de janeiro de 2026