A Paraíba o tempo todo  |

Veneziano é a aposta do PMDB para 2014

Um detalhe bem interessante chamou a atenção das pessoas, durante a Carreata da União, de José Maranhão, Vitalzinho e Wilson Santiago, no domingo, em João Pessoa: a presença do prefeito de Campina Grande, Veneziano Vital do Rego. Na verdade, o que comento a partir de agora não é a presença pura e simples de Veneziano, mas o que significou a recepção que a capital deu a ele.

Veneziano começou a carreata ao lado de Maranhão, do irmão Vitalzinho, de Wilson Santiago e de Michel Temer. Depois, desceu do carro, andou um pouco e subiu em outro veículo, onde estava a candidata a deputada federal Nilda Gondim, sua mãe. Daí foi até o encerramento, na Barraca Peixe Elétrico, na orla.

No percurso, seja nos bairros mais periféricos ou nos mais centrais, várias manifestações eram vistas, de pessoas que apontavam ou que cutucavam as outras, dizendo: “olha lá o cabeludo”; “é o prefeitão moral de Campina”; “Olha Vené, Vené…”; ou, declarações do tipo: “Vené, você é meu governador em 2014!”.

Vitalzinho, como candidato da Coligação Paraíba Unida a Senador, tem dito, nos discursos Paraíba afora, que sua eleição garantirá um forte subsídio para a eleição de Veneziano ao Governo do Estado em 2014. O próprio governador José Maranhão, por diversas vezes, em Campina Grande, em João Pessoa ou em outras cidades, se referiu a Veneziano como “o futuro da Paraíba”, ou “a aposta do PMDB para o futuro”.

E os caciques do PMDB sabem que o partido tem no nome de Veneziano a mais forte expressão para o Governo do Estado, na sucessão de José Maranhão ou de Ricardo Coutinho – quem ganhar agora. Vamos raciocinar juntos, considerando que Veneziano está em seu segundo mandato em Campina Grande…

Poderio – Foi Veneziano quem quebrou uma hegemonia de 22 anos de dominação política do grupo Cunha Lima em Campina Grande;

Gigante – Foi Veneziano quem venceu uma batalha entre Davi e Golias, face à estrutura disponível para levar Rômulo Gouveia (PSDB) à prefeitura de Campina, tanto em 2004 como em 2008.

Mídia espontânea – Foi Veneziano quem teve o nome exaustivamente divulgado no guia eleitoral que vazava para o estado inteiro, nestas eleições de 2004 e de 2008. A partir daí a Paraíba passou a conhecer estas características citadas neste artigo;

Mudanças – Foi Veneziano quem assumiu a Prefeitura e elevou a cidade ao que vemos hoje: finanças saneadas, pagamento do funcionalismo em um único dia, dentro do mês trabalhado, sem o famigerado abono do passado e há exatos 16 meses sendo efetuado antes da data prevista no Calendário de Pagamento do funcionalismo municipal;

Comparações – Este quesito daria um comentário inteiro aqui. Estou finalizando os dados, mas já adianto que em todos os indicadores, eu disse: TODOS OS INDICADORES POSSÍVEIS E IMAGINÁVEIS, a administração de cinco anos e meio de Veneziano ganha dos 22 anos do Grupo Cunha Lima. Exemplos: número e quilômetros de ruas calçadas e asfaltadas, poder de compra do salário pago aos servidores; número de postos de saúde funcionando, número de equipes do Programa Saúde da Família funcionando; número de turistas e dinheiro circulante na cidade durante o Maior São João do Mundo; número de empregos formais gerados na cidade; indicadores econômicos (PIB, IPC que é o Índice de Potencial de Consumo da população e outros gerados por institutos e associações diversas); quantidade de crianças e jovens matriculados; etc, etc, etc.

Saudação – É Veneziano quem, ao visitar as cidades fazendo campanha para o irmão, é sempre saudado como ‘governador em 2014’;

Febre – É Veneziano quem é tão convocado pelas lideranças estado afora para fazer política;

Coincidências – É Veneziano quem é alvo, atualmente, das investidas do Sintab, cujo presidente é partidário, amigo pessoal e filiado ao partido dirigido pelo candidato a governador pelo PSB Ricardo Coutinho – considerando ser Veneziano o único, hoje, que poderia fazer frente a uma possível reeleição de Ricardo, caso seja eleito este ano, claro;

Hit – É Veneziano quem dá o mote a uma das principais músicas da campanha de José Maranhão, Vitalzinho e Wilson Santiago e que está sendo executada exaustivamente de Cabedelo a Cajazeiras. A música, feita com base no sucesso da campanha de Veneziano de 2008, tem como refrão a seguinte frase: “Lá vem Zé Maranhão no meio da multidão, quem for Zé e Vené, faz um vezão!”. Porque esta música está tocando em outras cidades da Paraíba, além de Campina Grande? Simples: porque as pesquisas qualitativas indicaram que associar o nome a Veneziano dá voto, claro!

Vice dos sonhos – Foi Veneziano o “vice dos sonhos”, como disse diversas vezes José Maranhão, antes da escolha de seu candidato a vice-governador Rodrigo Soares;

Cabo eleitoral forte – E foi a garantia dada por Veneziano de que iria se empenhar na campanha de José Maranhão um dos motivos para que o governador aceitasse as suas ponderações, quando o prefeito campinense alegou não poder deixar a Prefeitura em face de pesquisas que pediam a sua permanência.

Tem mais, muito mais motivos para reforçar esta tese levantada aqui. Claro que este assunto continuará a ser debatido. Principalmente, após as eleições. E, independente do resultado – pelo menos a preço de hoje as pesquisas mostram um favoritismo da vitória do PMDB nestas eleições – o nome de Veneziano tende a ser cada vez mais citado como candidato em 2014, como a grande aposta peemedebista para a próxima eleição estadual. Acompanhemos…


    VEJA TAMBÉM

    Comunicar Erros!

    Preencha o formulário para comunicar à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta matéria do PBAgora.

      Utilizamos ferramentas e serviços de terceiros que utilizam cookies. Essas ferramentas nos ajudam a oferecer uma melhor experiência de navegação no site. Ao clicar no botão “PROSSEGUIR”, ou continuar a visualizar nosso site, você concorda com o uso de cookies em nosso site.
      Total
      0
      Compartilhe