Categorias: Política

Vené diz que governo Bolsonaro quer instituir o charlatanismo

PUBLICIDADE

O Senador Veneziano Vital do Rêgo (PSB-PB) criticou nesta terça-feira (11), durante discurso na tribuna do Senador Federal, alguns pontos contidos na chamada ‘Carteira Verde e Amarela’, enviada ao Congresso Nacional em forma da Medida Provisória MP 905/2019, que está em apreciação no Senado Federal. Segundo Veneziano, a MP traz pontos que gerarão enormes prejuízos para algumas categorias profissionais do Brasil.

Ele destacou que, dentre estes pontos, está o fim da exigência do registro profissional para algumas categorias, a exemplo de jornalistas, químicos, corretores de seguros, sociólogos, dentre outras. “Em outras palavras, o governo federal está instituindo, oficialmente, o charlatanismo”, afirmou o senador.

De acordo com Veneziano, o charlatanismo não está apenas na área da saúde, “mas está quando vemos um governo que não faz valer a qualificação profissional, para garantir espaços a pessoas que poderão exercer profissões em que a devida qualificação é mais que exigida, até mesmo por sua natureza”.

Ele citou como exemplo a área da comunicação, considerando que a MP acaba com a exigência do registro para os profissionais de imprensa. O senador lembrou que, com a aprovação da MP, qualquer pessoa poderá se valer do acesso a um microfone, por exemplo, como jornalista e como radialista, para exercer a profissão sem que esteja devidamente capacitado para ser um profissional da informação, “sem quaisquer compromissos com a verdade e com o bom profissionalismo”.

Imposto para desempregados – Veneziano também citou outro ponto da MP considerado extremamente danoso para os trabalhadores: o que institui a cobrança de imposto sobre o seguro desemprego, “o que penaliza duplamente quem está desempregado no Brasil”.

Segundo ele, a cobrança em cima do seguro desemprego para fazer uma composição daquilo que estará sendo oferecido a quem busca este benefício é algo que deve ser evitado, para não prejudicar ainda mais quem já está sofrendo pela própria situação de desemprego que vivencia.

PUBLICIDADE

Últimas notícias

Trens urbanos de João Pessoa não irão circular no feriado do Dia do Trabalhador

A Companhia Brasileira de Trens Urbanos (CBTU) de João Pessoa divulgou um comunicado nesta segunda-feira…

29 de abril de 2024

Vice-governador Lucas Ribeiro avalia distanciamento entre Bruno e Romero em CG e sentencia: “Acho difícil uma aproximação”

O vice-governador da Paraíba, Lucas Ribeiro (PP), avaliou nesta segunda-feira (29) a relação entre o…

29 de abril de 2024

Operação da Polícia Civil no Cariri prende quatro suspeitos e apreende armas e munições

Uma ação conjunta da Polícia Civil da Paraíba, com equipes da Delegacia de São João…

29 de abril de 2024

Caminhão tomba e motorista fica ferido, na BR-230 em Campina Grande

Um acidente envolvendo um caminhão deixou o motorista ferido e parcialmente interditou a BR-230, em…

29 de abril de 2024

Procon de Campina Grande apreende mais de 75 produtos vencidos em mercadinho no bairro das Cidades

Mais de 75 produtos alimentícios com data de validade vencida foram retirados pelo Procon de…

29 de abril de 2024

Casa de shows em João Pessoa é interditada pelos Bombeiros após desabamento durante festa

Uma casa de shows localizada no bairro do Portal do Sol, em João Pessoa, foi…

29 de abril de 2024