Veneziano destaca avanços na transparência e acessibilidade dentro do processo legislativo digital do Senado

O vice-presidente do Senado Federal, senador Veneziano Vital do Rêgo (MDB-PB), destacou durante a última sexta-feira (11), em sessão que presidia, a implementação de novas funcionalidades no aplicativo Senado Digital, que visa facilitar a atuação dos senadores e marca a conclusão do processo legislativo eletrônico na Casa, iniciado em 2009. Segundo Veneziano, com essas novas funcionalidades desenvolvidas o Senado segue a tendência global de diminuição do uso de papel, o que é melhor para o meio ambiente.

“O processo legislativo sem papel é um marco, cujo desenvolvimento nesta Casa Legislativa se iniciou no ano de 2009, com o ato da Mesa Diretora que instituiu a política de gestão do processo legislativo eletrônico. É com grande alegria, falando em nome do presidente Rodrigo Pacheco, que proclamo a concretização desse objetivo”, disse Veneziano.

As novas funcionalidades anunciadas são de uso privativo dos senadores e estarão disponíveis na área parlamentar do aplicativo Senado Digital. Uma delas é o registro de presença nas sessões plenárias e nas reuniões das comissões previamente agendadas. A nova função já poderá ser usada no próximo esforço concentrado, na semana que vem, entre os dias 22 e 24 deste mês. Também por meio do celular, os senadores poderão fazer inscrição para o uso da palavra, tanto nas sessões agendadas quanto nas sessões em curso. A inscrição continuará disponível nos totens, bem como na Mesa, nesse caso, somente durante as sessões.

A última função que foi colocada à disposição dos senadores é a assinatura eletrônica de documentos, que, segundo o senador, incorpora, de forma sistemática e definitiva, a assinatura eletrônica na atividade legislativa e concretiza a implantação do processo legislativo digital no Senado. Escute no link ao lado ou no anexo a entrevista de Veneziano à Rádio Senado, sobre esse tema: https://www12.senado.leg.br/noticias/audios/2022/11/processo-legislativo-digital-do-senado-e-concluido-com-novas-ferramentas-em-aplicativo

“Com essa ferramenta as senhoras senadoras e senhores senadores poderão assinar, a qualquer momento e de qualquer lugar, as proposições e documentos legislativos de sua autoria, bem como subscrever, mediante requerimento específico, propostas legislativas de outros senadores, tal como já vinha ocorrendo desde o início da pandemia”, disse Veneziano, que nesta semana está representando o Senado, ao lado de Rodrigo Pacheco e do presidente da República eleito Lula, na Conferência da Organização das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas (COP27), que acontece em Sharm el-Sheikh, no Egito, até o dia 18.

Assessoria de Imprensa

Últimas notícias

MECA NORDESTINA: mais de 200 mil pessoas devem participar dos sete grandes eventos religiosos em Campina Grande durante o carnaval

Na Antiguidade, dizia-se que “todas as estradas levavam a Roma”. Hoje, milhões de muçulmanos seguem…

11 de fevereiro de 2026

Em reunião com João Campos, João Azevêdo apresenta pré-candidatos à Câmara Federal pelo PSB em 2026

O governador da Paraíba e presidente do PSB no estado, João Azevêdo, usou seu perfil…

11 de fevereiro de 2026

Com duas vagas em aberto, Valdemar vem à Paraíba no dia 22 para fechar chapa do PL e discutir filiação de Efraim Filho

O presidente nacional do Partido Liberal (PL), Valdemar da Costa Neto, cumprirá agenda na Paraíba…

11 de fevereiro de 2026

Cícero Lucena ironiza previsão de Hugo Motta sobre crescimento de Lucas Ribeiro nas pesquisas: “Mãe Dináh”

A temperatura política na Paraíba segue esquentando a medida que o período eleitoral de 2026…

11 de fevereiro de 2026

Pedro Cunha Lima volta a driblar especulações sobre vice de Cícero e fala em “voltar a estudar”; ouça!

O deputado federal e presidente estadual do PSD, Pedro Cunha Lima, adotou uma postura cautelosa…

11 de fevereiro de 2026

MPF firma acordo para demolição parcial de prédio que avançou sobre terreno de marinha em João Pessoa

TAC obriga condomínio a remover parte de edificação construída irregularmente, recuperar área ambiental e pagar…

11 de fevereiro de 2026