Categorias: Política

Veneziano critica decisão que limita pedidos de impeachment de ministros do STF exclusivamente à PGR

PUBLICIDADE

O senador Veneziano Vital do Rêgo considerou “inoportuna e inadequada” a decisão que restringe à Procuradoria-Geral da República a possibilidade de apresentar pedidos de impeachment contra ministros do Supremo Tribunal Federal. Durante entrevista ao programa Oh Paraíba Boa, da rádio Líder FM, nesta quinta-feira (4), ele afirmou que nada justifica uma mudança dessa natureza neste momento, especialmente por contrariar regras que há décadas orientam esse tipo de processo.

“Além de inoportuna, inadequada, nada justificaria essa decisão para esse momento. O que nos chamou e causou espécie, a mim e a todos os senadores, inclusive numa fala firme, equilibrada, do presidente Davi Alcolumbre, é que se essa posição, se esse entendimento, primeiro uma decisão monocrática, ou seja, ferindo aquilo que havíamos decidido legislativamente quando apreciamos um projeto do senador, do nosso colega Rodrigo Pacheco, estabelecendo parâmetros, limites para decisões monocráticas”, condenou Veneziano.

O sanador afirmou que a decisão monocrática causa surpresa porque ignora parâmetros já definidos pelo Congresso sobre os limites das decisões individuais no Judiciário. “Existem decisões, aquelas que precisam passar em pleno, ou seja, em plenário, coletivamente, pelo corpo, pelo conjunto dos senhores integrantes do STF”, destacou.

Para ele, essa mudança repentina gera estranhamento e descontentamento entre senadores de diferentes posições políticas, tanto governistas quanto independentes. “A matéria sempre teve uma compreensão clara: cabe ao Senado o julgamento. Alterar isso agora, sem revisão constitucional, causa inconformismo”, afirmou.

O senador espera que o tema seja revisto quando chegar ao plenário do STF. Ele reforçou que a crítica não está relacionada à defesa de pedidos específicos de impeachment, mas ao entendimento adotado. “Não concordamos com esse pensamento exposto pelo ministro Gilmar”, concluiu.

PB Agora

PUBLICIDADE

Últimas notícias

Cerca de 194 mil paraibanos estão em situação de extrema pobreza

Insegurança alimentar, falta de moradia, saneamento, água potável de qualidade, e acesso aos direitos básicos…

4 de dezembro de 2025

TJPB nega pedido da defesa e mantém prisão domiciliar de Padre Egídio

O desembargador Ricardo Vital de Almeida, do Tribunal de Justiça da Paraíba, decidiu manter a…

4 de dezembro de 2025

TRE-PB cassa mandato de vereador por fraude à cota de gênero em Patos

O Tribunal Regional Eleitoral da Paraíba decidiu, por unanimidade (7 votos a 0), na sessão…

4 de dezembro de 2025

Hugo mira em votação do PNE ainda neste ano e destaca que o objetivo é entregar um texto “com metas claras”

Em entrevista ontem (03), o jornal O Globo, o presidente da Câmara, Hugo Motta (Republicanos-PB),…

4 de dezembro de 2025

Guga Pet detalha visita de comissão à Bica e indaga direção do parque por falta de respostas: ‘Perguntas não respondidas’

O embate entre o vereador e ex-secretário de Cuidado e Proteção Animal de João Pessoa,…

4 de dezembro de 2025

Cícero assina termo de cessão da Estação das Artes para instalação de Centro de Computação Quântica

O prefeito de João Pessoa, Cícero Lucena, oficializou, na tarde desta quinta-feira (4), a cessão…

4 de dezembro de 2025