Categorias: Política

Veneziano cobra votação de punições a devedores contumazes

O Senador Veneziano Vital do Rêgo, Líder da Maioria no Senado Federal, fez uma dura cobrança nesta quarta-feira (19) aos membros da Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania – CCJ para que o colegiado vote seu relatório ao Projeto de Lei (PLP 164/2022), que estabelece normas gerais para a identificação e controle de empresas que estão em dívida com os cofres públicos e que atrasam repetidamente o pagamento de impostos, enquadradas como “devedoras contumazes”.

“A quem interessa que os devedores contumazes continuem a sangrar a economia nacional e a praticar a má concorrência? A quem atende? A quem pode atender? Será que nós estaremos sendo vistos aos olhos da nossa sociedade como senadores e deputados que estão submetidos ou estão sujeitos a pressões? Porque, daqui a pouco nós haveremos de estar sendo expostos a dizer: ‘vocês estão a proteger quem não deve ter essa proteção’”, cobrou Veneziano.

O substitutivo de Veneziano prevê critérios mais rígidos para identificar esses devedores e quem for classificado como devedor contumaz pode sofrer sanções severas, como a suspensão do CNPJ, a perda de benefícios fiscais e até a liquidação judicial. “Aqui está o diferencial entre o que é contumácia daquilo que é a sonegação eventual e que não estará sob o olhar de perseguições quaisquer”, garantiu Veneziano.

O projeto faz justiça a quem atua de forma legal no país, penalizando os que tentam burlar o sistema, sonegando imposto sem motivo justificável. Os senadores afirmaram que os devedores contumazes não tem interesse em pagar imposto, o que gera uma concorrência desleal com as empresas que atuam de forma correta. “O Projeto, relatado muito bem pelo Senador Veneziano, é o guarda-chuva do combate à sonegação”, disse o Senador Jaques Wagner (PT-BA).

Uma audiência pública sobre a proposta está marcada para a próxima terça-feira (25).

Assessoria de Imprensa

Últimas notícias

Hugo reúne líderes partidários na próxima quarta-feira para alinhar pauta da Câmara após recesso; veja os principais itens

Em entrevista ao portal R7, na noite de ontem (25), o presidente da Câmara, Hugo…

26 de janeiro de 2026

Quatro entidades são habilitadas pelo Procon-JP para emissão e confecção da Carteira Estudantil 2026; saiba quais

Quatro entidades representativas dos estudantes de João Pessoa foram habilitadas, pela Secretaria Municipal de Proteção…

26 de janeiro de 2026

Inscrições do Prouni 2026 começam nesta segunda-feira com mais de 12 mil bolsas na PB

As inscrições para o Programa Universidade para Todos (Prouni) 2026 começam nesta segunda-feira (26). O…

26 de janeiro de 2026

Ônibus está mais caro em JP e CG; veja o reajuste nas passagens

O reajuste na passagem de ônibus entrou em vigor ontem (25) em João Pessoa e…

26 de janeiro de 2026

Universidade Estadual da Paraíba amplia sistema de segurança com uso da tecnologia

A segurança pública é crucial para o bem-estar e a tranquilidade da sociedade. O direito…

26 de janeiro de 2026

Deputado paraibano critica comemoração de membros da esquerda em descarga elétrica ocorrida em evento de Nikolas

Por meio das suas redes sociais, o deputado federal Cabo Gilberto (PL-PB), criticou na noite…

26 de janeiro de 2026