O prefeito de Campina Grande, Veneziano Vital do Rego, fez nesta segunda-feira, 07, uma avaliação positiva dos primeiros dias de realização do Maior São João do Mundo. Segundo ele, só neste primeiro final de semana, o Parque do Povo recebeu um público estimado em 150 mil pessoas, oriundo de vários Estados brasileiros e até do exterior. A maior festa popular do Brasil começou na última sexta-feira, dia 04, e se prolongará até o dia 4 de Julho, com a presença dos maiores nomes da música regional na Cidade Rainha da Borborema.
“A cidade está em festa. De fato, começamos com muito sucesso mais uma edição do Maior São João do Mundo. Campina Grande se transforma, mais uma vez, num grande arrasta-pé, atraindo um fluxo turístico jamais visto na história da mais expressiva festa popular brasileira”, assegurou Veneziano, lembrando que o evento poderá até se prolongar até o dia 11 de Julho, caso a seleção brasileira de futebol chegue a disputar a final da Copa do Mundo, na África do Sul.
Feliz com o desenvolvimento inicial da festa, o prefeito campinense também anunciou, com entusiasmo, que além das atrações juninas, o público campinense terá ainda muito o que se alegrar neste mês de Junho porque diversas obras serão iniciadas ou entregues, favorecendo setores como turismo, esportes e saúde.
Segundo ele, é provável que o Espaço do Artesão, destinado a gerar 400 novas oportunidades de trabalho no município, seja inaugurado até o final do mês. A solenidade de inauguração tem tudo para acontecer na véspera ou no dia consagrado a São Pedro, 29 de Junho. O investimento total será de R$ 2.017.656,46. Os recursos são oriundos de uma parceria entre o município e o Governo Federal.
A construção representa mais uma iniciativa da Prefeitura Municipal, cuja meta é oferecer condições de trabalho para a classe dos artesãos, que nunca foi prestigiada pelos governos anteriores. “A categoria sempre mereceu total atenção do nosso governo e agora poderão desenvolver plenamente os seus trabalhos, tão importante para a cultura e a economia locais”, afirmou.
As obras do Espaço do Artesão foram iniciadas em julho de 2009. Localizado na Rua Almeida Barreto, conta com um terreno de 5.880 metros quadrados e uma área de construção de 2.775 metros quadrados. Os serviços são executados pela Construtora Ágape e vem dando emprego a 75 trabalhadores.
O espaço destinado ao artesanato contará com 77 lojas, “espaço lúdico” (destinado a dança, apresentações folclóricas e exposições), cantina e restaurante, amplo estacionamento privativo, centro administrativo (integrado por recepção, tesouraria, diretoria, etc), duas baterias de banheiros (com cinco unidades cada uma), auditório (para 110 pessoas, contando ainda com dois banheiros, camarins e sala de espera) e praça de alimentação (com oito lanchonetes destinadas a venda de comidas e bebidas típicas regionais).
A obra ainda contará com dois galpões comunitários, contando com áreas para o funcionamento de serraria, serralharia, oficina mecânica, fundição, forno cerâmico, oficina de pintura e almoxarifado.
Conforme ainda revelou o prefeito, também dentro de 20 dias estará procedendo à assinatura da ordem de serviço da Feira Central de Campina Grande. Modernizar a Feira-Mercado Central, melhorar as condições de trabalho e de atendimento ao público e resgatar as tradições históricas e culturais são os objetivos da administração municipal que com essa ampla reforma vai contemplar consumidores e comerciantes.
“Todos os que ali vendem irão melhorar a sua condição, porque haverá barracas padronizadas e espaços de venda higienizados; estaremos implantando também espaços para o gerenciamento da Feira-Mercado Central e para os equipamentos de apoio do poder público; haverá, inclusive, espaço de saúde, porque lá também será implantado um posto de saúde; e, ainda, espaços de qualificação para os vendedores locais”, garante Veneziano Vital. Cerca de R$ 30 milhões serão aplicados em uma área de 174.200 m2.
A Prefeitura propõe a revitalização total dessa área envolvendo os aspectos urbanísticos, físicos, econômicos, culturais, sociais e ambientais. Dotando também a área de melhores condições de acessibilidade e transporte, racionalização de seus espaços físicos seguindo critérios de segurança, meio ambiente, inclusão e participação social.
O projeto inclui a reforma do mercado, recuperação do Cassino Eldorado como espaço cultural, recuperação de 12 mil m2 de fachadas de armazéns, construção de praças e calçadões, banheiros públicos, depósitos de barracas e estacionamentos. Além disso, acima do Mercado outra área vai receber uma imensa cobertura para proteger do sol e da chuva, melhorias de transportes e de acessibilidades, abastecimentos de água, esgotamento sanitário e energia elétrica; implantação de mobiliário urbano; execução de projeto social em três eixos temáticos: comercialização, melhoria na qualidade de atendimento ao público, patrimônio histórico, artístico e cultural.
Veneziano Vital anunciou, ainda, outras importantes ações e obras para Campina Grande, a exemplo da creche do bairro Cinza, que será a maior do Estado; melhorias do Centro de Saúde do bairro da Bela Vista; funcionamento de três equipes do Programa Saúde da Família na unidade Adriana Bezerra e início da construção do Ginásio de Esportes do bairro Presidente Médici.
Codecom
O desfile do bloco Muriçocas do Miramar, que será realizado nesta quarta-feira (11) à noite,…
A pré-candidatura do vice-governador Lucas Ribeiro (PP) ao governo do Estado ganhou adesões relevantes neste…
Governo dos EUA disse que um funcionário fez a postagem. O vídeo racista postado na…
A presidenta estadual do Partido dos Trabalhadores na Paraíba, deputada Cida Ramos, comentou nesta sexta-feira…
Durante a madrugada deste sábado (7), policiais penais que atuam na Penitenciária Padrão de Campina…
Na manhã deste sábado (7), um carro com sete ocupantes saiu da pista e capotou…