Veneziano Vital comemora criação da Secretaria de Agricultura de Campina
Campina Grande vive nesta quinta-feira, 6, um dia muito importante para o seu desenvolvimento agrícola. Isto se deve ao fato de que a Câmara Municipal aprovou o projeto de criação da Secretaria Municipal de Agricultura. Além disso, agricultores de 21 municípios do Compartimento da Borborema estão na cidade participando de uma intensa programação festiva em comemoração ao Dia da Agricultura Familiar, cuja solenidade de abertura, realizada nesta manhã, na Pirâmide do Parque do Povo, contou com a presença do prefeito Veneziano Vital do Rêgo.
Especificamente sobre a criação da Secretaria da Agricultura, Veneziano Vital disse se tratar de uma importante conquista para a cidade de Campina Grande. Conforme garantiu, através da nova Pasta, o município vai evoluir ainda mais em termos agrícolas, mesmo porque atende a uma reivindicação dos próprios agricultores campinenses. “Com ela, vamos poder conquistar, com mais facilidade, recursos para a agricultura local, sem esquecer dos importantes convênios que poderemos firmar com órgãos federais”, acrescentou. Por conta deste resultado, o prefeito elogiou a sensibilidade dos vereadores campinenses em atender a esta vontade popular.
Ao falar a centenas de agricultores que compareceram ao evento, o prefeito campinense destacou que a agricultura familiar no Brasil e, especialmente, no Nordeste era uma atividade completamente abandonada e desprestigiada pelos governos do passado. Esta realidade, conforme garantiu, começou a mudar desde o início do governo do presidente Lula, grande parceiro da PMCG no desenvolvimento de várias ações destinadas a impulsionar e desenvolver a agricultura familiar.
Segundo Veneziano, os agricultores do Nordeste hoje vivem uma nova realidade por conta da iniciativa de se executar o projeto de transposição do Rio São Francisco, além de outras ações capazes de garantir a permanência do homem do campo em sua região de origem. Ele elogiou a ação de órgãos como Banco do Nordeste, Embrapa, Ministério da Agricultura, Ministério de Desenvolvimento Social e Combate à Fome, além de outras instituições federais.
Em relação a Campina Grande, lembrou que a agricultura familiar no município passou a ter impulso mediante a execução do Programa Fome Zero, que hoje garante o fornecimento de 8 (oito) mil refeições diárias para a população campinense. “Através desta iniciativa, temos o Banco de Alimentos, restaurantes e cozinhas comunitárias, a compra da produção agrícola regional e outros importantes benefícios”, destacou o prefeito, relatando o êxito desta política para a fixação do homem na zona rural e o desenvolvimento econômico da nossa região.
Ao final do evento, aconteceu a entrega de cheques a famílias beneficiadas com o PRONAF – Programa Nacional de Agricultura Familiar. O prefeito Veneziano Vital foi incumbido de entregar o cheque a agricultora Rosana Ferreira do Nascimento.
Presenças – Além do prefeito Veneziano Vital, estiveram presentes a Secretaria de Interiorização da Ação do Governo, Ana Cláudia Vital do Rêgo; delegado federal do Ministério do Desenvolvimento Agrário no Estado, Antônio Silva; deputado estadual Ivaldo Morais; secretário executivo da Agricultura do Estado, Ronaldo Torres; presidentes de sindicatos; representante da Fetag, Maria Adelino da Silva; superintendente do Banco do Nordeste na Paraíba, Francisco Carlos Cavalcante, prefeitos municipais; secretários e outras autoridades.
Presidente do União Brasil na Paraíba e pré-candidato a governador, o senador Efraim Filho avaliou…
O vereador de João Pessoa, Guga Pet (PP), negou ter recebido convite para assumir a…
O Programa Nota Cidadã realizou, nesta terça-feira (27), o sorteio especial de janeiro, no Espaço…
Em pesquisa divulgada nesta quarta-feira (28) pelo Instituto ANOVA, em parceria com o portal PB…
O cenário eleitoral para a Presidência da República na Paraíba não revela apenas em quem…
Depois do Bafta o César. O longa O Agente Secreto, do diretor Kleber Mendonça Filho…