As primeiras horas de votação já registraram alguns problemas em urnas eletrônicas nas seções eleitorais de João Pessoa. O Tribunal Regional Eleitoral da Paraíba (TRE-PB) pede aos eleitores que tenham paciência e esperem a substituição da urna com defeito, pois segundo o órgão, nesse caso não há justificativa de voto.
De acordo com o TRE, seis urnas instaladas no colégio Geo Sul, no Conjunto Cidade Universitária, apresentaram problemas e não funcionaram. Uma outra urna do colégio Século, no mesmo bairro, também não funcionou.
Já no colégio Colibri, em Manaíra, a falta de energia no local atrasou o início da votação.
O problema acabou atrasando o candidato a senador Walter Brito Filho (PTC), que foi um dos primeiros a votar, e ainda tem uma agenda a cumprir no interior do Estado.
Outro candidato ao Senado que teve problemas no voto por conta da urna, foi José Maranhão (PMDB), que chegou nesta manhã à sua seção eleitoral, em uma escola do bairro Altiplano e teve que deixar o local sem votar, já que a urna não funcionou. Ele prometeu voltar logo que tiver a confirmação de que os equipamentos estão funcionando.
Idosos reclamaram da demora para sanar o problema, por parte da Justiça Eleitoral, porém a justificativa é que leva algum tempo para a urna nova chegar até o colégio eleitoral.
Segundo o TER, as urnas que estão apresentando problemas, são as mais antigas de 2008. Outras com o sistema novo de votação biométrico que foram testadas no último sábado (4) e apresentaram problemas foram substituídas imediatamente.
Redação