Categorias: Política

Unicef reúne gestores de municípios paraibanos para discutir índices sociais

Representantes do Selo Unicef (Fundação das Nações Unidas para a Infância) realizaram ontem no Hotel Xênius, em João Pessoa, uma reunião com representantes de 169 municípios paraibanos inscritos no Selo com a finalidade de melhorar os indicadores sociais. O encontro fez parte do segundo ciclo de capacitações do Selo Unicef edição 2017/2020. Segundo a representante da Unicef, Esperanza Vives, a Paraíba teve uma melhora considerável no índice de mortalidade infantil, mas ainda tem indicadores preocupantes nas áreas da educação e na exploração sexual infantil.

 

O também representante da Unicef que atua no Semiárido do país, Robert Gass, afirmou que as análises nos municípios foram iniciadas no ano passado e ontem foi feito um diagnóstico preliminar de pelo menos seis municípios. Na ocasião, também foi debatido quais os desafios que cada um terá que fazer para melhorar os indicadores sociais.

 

O mesmo diagnóstico será feito em Campina Grande nos dias 15 e 16 e em Pombal nos dias 17 e 18. Ele disse que os principais problemas ainda existentes nos municípios paraibanos são os de crianças não registradas, de crianças fora das salas de aula e também de mortes de adolescentes.

 

Os municípios paraibanos com esses problemas terão até 2020 para mudar a situação com políticas públicas e avançar nos direitos das crianças e adolescentes. "Na Paraíba o número de crianças fora das salas de aula é de 40%, ou seja, acima da média nacional. São crianças na faixa etária de 11 a 14 anos", disse Robert Gass, enfatizando que estavam reunidos para buscar políticas públicas que sejam capazes de enfrentar e reduzir esses números nas áreas da educação e de proteção as crianças e adolescentes.

 

Ele disse que o problema da violência contra crianças e adolescentes é grave na região Nordeste mas pode e deve melhorar, como aconteceu com os índices da mortalidade infantil no Estado, que melhoraram consideravelmente.

 

"O ponto positivo para a Paraíba é que os municípios estão trabalhando para mudar os índices negativos. Os gestores estão mostrando interesse em trabalhar e melhorar a situação e nós também estamos aqui para melhorar as conquistas de vários municípios paraibanos que mostraram avanços colocando os direitos das crianças no centro de suas políticas públicas e foram certificados com o Selo Unicef", afirmou Robert Gass.

 

 

Redação

Últimas notícias

Na volta aos trabalhos, oposição na CMJP se movimenta e pode chegar a 14 integrantes em 2026

Na abertura dos trabalhos da Câmara Municipal de João Pessoa (CMJP) nesta quinta-feira (5), a…

5 de fevereiro de 2026

Hugo Motta projeta liderança de Lucas Ribeiro já no 1º turno da disputa pelo Governo da Paraíba

O deputado federal Hugo Motta, presidente da Câmara dos Deputados e do Republicanos na Paraíba,…

5 de fevereiro de 2026

Guga Pet estreia na oposição na CMJP, mantém pré-candidatura e nega acordo com nomeação do filho

O vereador Guga Pet (PP) estreou na bancada de oposição ao prefeito Cícero Lucena durante…

5 de fevereiro de 2026

Cícero evita polêmica sobre disputa pelo apoio do PT e diz que acusações contra Veneziano precisam de provas

Em conversa com a imprensa, nesta quinta-feira (05), logo após a mensagem na abertura dos…

5 de fevereiro de 2026

Cícero Lucena confirma saída da Prefeitura de João Pessoa em abril e reforça a confiança na sucessão de Léo Bezerra

Ao discursar na sessão que marcou a retomada dos trabalhos legislativos de 2026 na Câmara…

5 de fevereiro de 2026

O adeus ao amigo Astrogildo e o valor da vida

A vida é um sopro. Foi um amigo que partiu. Tão rápido. Num piscar de…

5 de fevereiro de 2026