Categorias: Política

Um país com muitos impostos colapsa

PUBLICIDADE

A Bíblia diz: “O rei justo traz estabilidade ao país, mas o amigo de impostos o leva à ruína” (Provérbios 29:4). Segundo o Instituto Brasileiro de Planejamento e Tributação, o brasileiro trabalhará até 29 de maio de 2025 só para pagar impostos. Ou seja, até o fim do mês de maio, o brasileiro trabalhará apenas para sustentar o Estado.

No ranking dos países de maior carga tributária, o Brasil está na posição 14 do mundo. Enquanto no Brasil se trabalha 122 dias para pagar tributos, no Reino Unido são 129 dias, na Espanha, 137 dias e na Alemanha, 143 dias. O brasileiro paga impostos de primeiro mundo para ter serviços de terceiro mundo.

Em 1986, na redemocratização brasileira, pagavam-se 86 dias de impostos por ano, agora são 122. O Estado cresceu, se agigantou, mas os resultados são terríveis. E o atual governo ainda continua aumentando os impostos por conta do descontrole de gastos. É uma insanidade!

Trata-se de um dos países com um dos piores retornos de impostos do mundo. O Brasil tem um modelo único de Estado mínimo: não importa o quanto arrecada, o retorno para o cidadão é sempre mínimo.

Piora. No Brasil, paga-se também para sofrer porque o Estado, ao invés de ajudar, por vezes atrapalha com todo tipo de barreira burocrática e problemas políticos que encarecem o custo de vida e enfraquecem a moeda. É um xeque-mate para manter a massa do país na pobreza.

A Bíblia já alerta há milênios: governo que pesa a mão nos impostos arruína o país! Estado grande não enriqueceu e nunca irá enriquecer a massa da população brasileira. Na questão socioeconômica, ou o Brasil repactua seu modelo de Estado ou a massa da população será mantida na pobreza.

Anderson Paz

PUBLICIDADE

Últimas notícias

Após reunião com executiva nacional, Cartaxo diz que PT vê palanque duplo para Lula na PB, mas só decide sobre aliança em fevereiro

O deputado estadual Luciano Cartaxo esteve reunido, nesta quinta-feira (4), com a diretoria nacional do…

4 de dezembro de 2025

“Não vou falar sobre discussão do animal humano”, diz Cícero sobre troca de acusações entre vereador e secretário

O prefeito de João Pessoa, Cícero Lucena (MDB), evitou entrar na troca de acusações envolvendo…

4 de dezembro de 2025

Guga Pet detalha visita de comissão à Bica e indaga direção do parque por falta de respostas: ‘Perguntas não respondidas’

O embate entre o vereador e ex-secretário de Cuidado e Proteção Animal de João Pessoa,…

4 de dezembro de 2025

Clima esquenta na CMJP e parlamentares sobem o tom em novos ataques contra Lula e Bolsonaro: “Síndico da Papuda”

A sessão desta quinta-feira (4), na Câmara Municipal de João Pessoa, foi marcada por um…

4 de dezembro de 2025

Cícero questiona papel do MPPB sobre Estação Ciência e diz que órgão não tem autoridade sobre uso do local

O prefeito de João Pessoa, Cícero Lucena (MDB), questionou nesta quarta-feira (4), a atuação do…

4 de dezembro de 2025

Prefeitura tem contas reprovadas por descumprimento do gasto mínimo com educação

As contas anuais do município de Riacho dos Cavalos, referentes ao exercício de 2023, foram…

4 de dezembro de 2025