Em audiência realizada na tarde desta segunda-feira (29), a Universidade Estadual da Paraíba (UEPB) e o Governo do Estado fecharam um acordo com os servidores técnico-administrativos para o pagamento dos valores retroativos referentes às progressões funcionais acumuladas entre 2018 e 2023.
Segundo a Reitoria da UEPB, o montante será atualizado pelo Índice Nacional de Preços ao Consumidor (INPC) e quitado em até 36 parcelas mensais, com aplicação de um deságio de 40%.
O entendimento foi construído ao longo de meses de negociação entre a Reitoria, o Sindicato dos Trabalhadores em Ensino Superior da Paraíba (SINTESPB) e representantes do Governo estadual. A proposta segue o modelo já adotado em acordos semelhantes firmados com outras categorias do funcionalismo.
Em nota, a Reitoria destacou que o acordo representa “um avanço significativo no reconhecimento dos direitos dos servidores técnicos da instituição” e reforçou que continuará acompanhando as etapas de implementação do pagamento, em diálogo com o sindicato e os órgãos competentes.
A medida foi anunciada nesta segunda-feira (29), em Campina Grande, e é considerada um passo importante para a valorização dos técnicos-administrativos da UEPB.
CONFIRA A NOTA
A Reitoria da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB) destaca a valiosa capacidade do diálogo como instrumento para a construção de soluções objetivas. Foi a partir dessa prática que a Reitoria, os servidores técnico-administrativos da UEPB, por meio de sua organização sindical, e o Governo do Estado chegaram a um importante acordo em benefício da categoria.
A celebração desse acordo é fruto do diálogo permanente do Sindicato dos Trabalhadores em Ensino Superior da Paraíba (SINTESPB), da Reitoria e do Governo do Estado da Paraíba, que, ao longo dos últimos meses, avançaram na mesa de negociação quanto à correção monetária dos valores e à redução do prazo de pagamento, seguindo o padrão de acordos de retroativos firmados com outras categorias. O referido acordo trata do pagamento dos valores retroativos referentes às progressões funcionais de servidoras e servidores técnico-administrativos, acumulados no período de 2018 a 2023. O montante será atualizado monetariamente pelo INPC e pago com um deságio de 40%, em até 36 (trinta e seis) parcelas mensais.
A Reitoria reconhece o esforço conjunto entre o Sindicato da categoria, a Gestão da UEPB e o Governo do Estado para a construção desse entendimento, que representa um avanço significativo no reconhecimento dos direitos dos servidores técnicos da UEPB. Ressaltamos que a Universidade continuará acompanhando as etapas de implementação do acordo, mantendo diálogo constante com os representantes da categoria e órgãos competentes, com o objetivo de assegurar o cumprimento do que foi pactuado e garantir a valorização de servidoras e servidores da nossa Instituição.
Campina Grande, 29 de setembro de 2025
Reitoria da Universidade Estadual da Paraíba
PB Agora
Acompanhe o PB Agora nas redes:
O Parque Evaldo Cruz será tomado pelo clima natalino nesta sexta-feira, 05, a partir das…
O deputado estadual Luciano Cartaxo esteve reunido, nesta quinta-feira (4), com a diretoria nacional do…
O prefeito de João Pessoa, Cícero Lucena (MDB), evitou entrar na troca de acusações envolvendo…
O embate entre o vereador e ex-secretário de Cuidado e Proteção Animal de João Pessoa,…
A sessão desta quinta-feira (4), na Câmara Municipal de João Pessoa, foi marcada por um…
O prefeito de João Pessoa, Cícero Lucena (MDB), questionou nesta quarta-feira (4), a atuação do…