A Paraíba o tempo todo  |

TSE simula ataque hacker em urnas em meio a rumores que ocorrem após Bolsonaro falar em auditoria externa das eleições

Foto: Antonio Augusto/Ascom/TSE

O TSE (Tribunal Superior Eleitoral) realiza nesta semana novos testes com ataques controlados aos sistemas das urnas eletrônicas.

O evento, chamado Teste de Confirmação, está previsto no artigo 37 do Edital do TPS e acontecerá no Centro de Divulgação das Eleições (CDE), no 3º andar do edifício-sede do TSE, em Brasília, das 9h às 18h. O encerramento está previsto para as 17h de sexta (13).

Na atual etapa do chamado TPS (Teste Público de Segurança do Sistema Eletrônico de Votação), os investigadores repetem cinco planos de expor vulnerabilidades do equipamento. Os testes incluem simulações de ataque hacker e ações conduzidas por peritos da Polícia Federal.

Em 30 de maio o TSE irá divulgar o resultado final do teste público de segurança.

Esta não é a primeira vez que esse tipo de teste é realizado, tendo já ocorrido em 2009, 2012, 2016, 2017 e 2019, porém este ano, o TSE realiza o teste em meio a rumores causados pela declaração de Bolsonaro de que haverá uma auditoria privada que fiscalizará a votação e também sugestões para que as Forças Armadas aprimorem as urnas eletrônicas.

De acordo com o presidente a auditoria serviria para “garantir eleições livres de qualquer suspeita e de interesse externo”.

Ainda segundo o presidente, a empresa atuaria antes durante e após as eleições, e faria os supostos questionamentos que fossem necessários para atestar a segurança do sistema ao TSE.

PB Agora

    VEJA TAMBÉM

    Comunicar Erros!

    Preencha o formulário para comunicar à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta matéria do PBAgora.

      Utilizamos ferramentas e serviços de terceiros que utilizam cookies. Essas ferramentas nos ajudam a oferecer uma melhor experiência de navegação no site. Ao clicar no botão “PROSSEGUIR”, ou continuar a visualizar nosso site, você concorda com o uso de cookies em nosso site.
      Total
      0
      Compartilhe