TSE mantém cassação de vereadores paraibanos por fraudes nas eleições de 2020

PUBLICIDADE

Em sessão realizada nesta quinta-feira (04), o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) decidiu manter a cassação da chapa de vereadores do Republicanos eleita em 2020 para Câmara Municipal de Diamante, no Sertão da Paraíba. Os parlamentares tiveram os mandatos cassados ainda em 2021 pela 1ª instância. A condenação já havia sido  mantida pelo Tribunal Regional Eleitoral da Paraíba (TRE-PB).

O processo em questão leva em consideração a acusação de que a então candidata Fernanda Mariana Custódio teria registrado candidatura, mas não fez campanha e sequer recebeu um voto na disputa. Com a decisão, tiveram os mandatos cassados os vereadores Jailson de Jonas, com 360 votos, Cícero Venâncio, com 260 votos, e Detinho Marrocos, com 257 votos.

O relator do recurso no TSE, ministro Sérgio Banhos, lembrou que há elementos necessários nos autos que compravam que Fernanda foi usada como candidata fictícia.

“Durante a investigação, pode-se notar que ela [Fernanda] era nora da candidata a prefeita [Carmelita, 2ª colocada] e do presidente do Republicanos, alegou que foi acometida da Covid-19, mas sem provas nos autos, havendo, inclusive, registros dela fazendo campanha em prol da sogra. Não arrecadou recursos, não fez despesas e nem sequer prestou contas”, afirmou na leitura do voto.

O ministro destacou, ainda, que por meio do acervo fotográfico, “ficou demonstrado que Fernanda fez campanha em prol da candidatura majoritária, no caso, sua sogra”, frisou.

“Em sendo assim, conforme entendimento desta Corte, há elementos de provas de fraude. Por essa razão, encaminho para negar o recurso”, disse.

O voto de Banhos foi seguido por todos os ministros, inclusive o presidente, Alexandre de Moraes.

 

Últimas notícias

TCE-PB aprova contas de 2022 da gestão Matheus Bezerra em Bananeiras

O Tribunal de Contas do Estado da Paraíba (TCE-PB) aprovou por unanimidade as contas referentes…

4 de março de 2026

Promotora de Justiça Salete Porto é promovida para o cargo de Procuradora de Justiça

Reunido na manhã desta segunda-feira, o Egrégio Conselho Superior do Ministério Público da Paraíba promoveu…

4 de março de 2026

Vorcaro teria ordenado ameaças a jornalistas, ex-empregados e concorrentes, diz Polícia Federal

A PF (Polícia Federal) identificou indícios de que Daniel Vorcaro, dono do Banco Master, ordenava…

4 de março de 2026

Operação Consumo Seguro interdita farmácias e apreende alimentos irregulares em Sousa

O Ministério Público da Paraíba (MPPB), por meio do MP-Procon, realizou nessa terça-feira (03) mais…

4 de março de 2026

Conflito no Oriente Médio pode alterar mercado de óleo e gás, alerta Instituto de Petróleo

O aprofundamento do conflito bélico no Oriente Médio pode alterar o mercado de óleo e…

4 de março de 2026

Jovem morto com 14 disparos e tem a orelha arrancada dentro da casa dos pais, em Bayeux

Um jovem de 18 anos foi morto a tiros dentro da casa dos pais, no…

4 de março de 2026