O TSE (Tribunal Superior Eleitoral) deve julgar hoje processo de cassação do governador de Santa Catarina, Luiz Henrique da Silveira (PMDB). O processo também atinge o vice-governador Leonel Pavan (PSDB). Eles são acusados de abuso de poder econômico e utilização indevida dos meios de comunicação.
Caso ocorram as cassações de Luiz Henrique e de Pavan, caberá aos sete membros do Tribunal, presidido por Carlos Ayres Britto, determinar se o segundo colocado das eleições de 2006, Esperidião Amin (PP), assumirá o governo catarinense, ou se serão convocadas novas eleições. Amin esteve à frente do Estado entre 1983 e 1987.
Outros governadores respondem a processos de cassação de mandatos. A previsão é de que o TSE julgue o caso de Marcelo Miranda (PMDB), do Tocantins, ainda neste semestre.
Também estão na lista Ivo Cassol (sem partido), de Rondônia; Marcelo Deda (PT), de Sergipe; e José de Anchieta Júnior (PSDB), de Roraima.
O governador do Amapá, Waldez Goés (PDT) foi absolvido em 12 de maio. Cássio Cunha Lima (PSDB), da Paraíba, e Jackson Lago (PDT), do Maranhão, perderam seus cargos.
Folha








