Categorias: Política

TSE julga cassação de deputado

PUBLICIDADE

TSE julga hoje cassação de deputado

O Tribunal Superior Eleitoral incluiu na pauta desta terça-feira (13) o julgamento do Recurso Contra Expedição de Diploma (678) que pede a cassação do deputado estadual Márcio Roberto.

O pedido de pauta foi encaminhado para publicação no Diário da Justiça e já se encontra na sessão de preparação de julgamentos da próxima semana.

O processo tem as mesmas características de outro que foi julgado improcedente pelo TRE da Paraíba e mantida a decisão pelo TSE.

Márcio Roberto é acusado de abuso de poder político e de autoridade. O abuso consistiria no atraso intencional no julgamento das contas de sua gestão como prefeito de São Bento pela Câmara de Vereadores do município, para possibilitar o registro de sua candidatura a deputado estadual na eleição de 2006. Márcio conseguiu sem nenhum problema o registro de sua candidatura e garantiu sua eleição.

Para o Tribunal Regional Eleitoral da Paraíba, “o alegado retardamento no julgamento das contas do ex-prefeito, no âmbito da Câmara Municipal, não seria suficiente para caracterizar abuso de poder político, nem contribuiu para o deferimento do registro de sua candidatura a deputado estadual”. O TSE, analisando o recurso ordinário 1.481 também chegou a mesma conclusão.

O ministro Marcelo Ribeiro, relator do processo, observou em seu voto que “as provas dos autos não são suficientes para se chegar à conclusão de que houve omissão deliberada da Câmara Municipal na apreciação das contas em momento oportuno, tendo em vista que foram encaminhados expedientes ao Ministério Público, com justificativa acerca do atraso”.

No recurso contra expedição de diploma 678, a ser apreciado pelo TSE, também com os mesmos fundamentos, a Procuradoria Geral Eleitoral pede a cassação do diploma do deputado, alegando que restou sobejamente demonstrada nos autos a demonstração do abuso de poder de autoridade e político por parte do presidente e vice-presidente da Câmara Municipal de São Bento, tendente a procrastinar o julgamento das contas de Márcio Roberto.

Da Redação

PUBLICIDADE

Últimas notícias

PT da PB condiciona apoio a alinhamento programático com a sigla: “A gente quer ver expresso num programa de governo”

A presidente estadual do PT e deputada estadual, Cida Ramos, afirmou na noite desta quarta-feira…

22 de janeiro de 2026

Polícia Civil identifica parte dos suspeitos flagrados fortemente armados em Bayeux

A madrugada da quarta-feira (21) foi marcada por cenas de violência no bairro Jardim Aeroporto,…

22 de janeiro de 2026

Obras do Arco Metropolitano avançam e projeto prevê redução de engarrafamentos e acidentes

As obras do Arco Metropolitano de João Pessoa entram em sua fase decisiva, trazendo não…

22 de janeiro de 2026

Prefeito Bruno Cunha Lima anuncia reajuste acima do piso nacional para professores em Campina; confira

O prefeito Bruno Cunha Lima anunciou, hoje (22), que o município de Campina Grande vai…

22 de janeiro de 2026

Ciclista morre atropelado por carro na BR-230, no sentido Bayeux–João Pessoa

Um atropelamento tirou a vida de um ciclista de 65 anos na manhã de hoje…

22 de janeiro de 2026

Prefeitura esclarece que câmeras do ‘Smart City’ não aplicam multas de trânsito

As câmeras instaladas por meio do projeto Smart City não têm a função de aplicar…

22 de janeiro de 2026

Notice: ob_end_flush(): Failed to send buffer of zlib output compression (1) in /home/newpbagora/public_html/wp-includes/functions.php on line 5464

Notice: ob_end_flush(): Failed to send buffer of zlib output compression (1) in /home/newpbagora/public_html/wp-includes/functions.php on line 5464