Categorias: Política

TSE condena Cláudio Castro e ex-governador fica inelegível até 2030

PUBLICIDADE

Por 5 votos a 2, o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) decidiu nesta terça-feira (24) condenar o ex-governador do Rio de Janeiro Cláudio Castro por abuso de poder político e econômico na campanha à reeleição, em 2022. 

Castro disse que irá apresentar recurso contra a decisão.

Com a decisão, Castro ficará inelegível pelo prazo de oito anos, a contar do pleito de 2022. Dessa forma, o ex-governador deve ser impedido de disputar eleições até 2030.

Ontem (23), ele renunciou ao mandato e anunciou que é pré-candidato ao Senado nas eleições de outubro.

saída ocorreu em função do prazo eleitoral para desincompatibilização. Pela regra, Castro precisava deixar o governo estadual seis meses antes das eleições para se candidatar a outro cargo. 

O TSE julgou um recurso do Ministério Público Eleitoral (MPE)  para reverter a decisão do Tribunal Regional Eleitoral do Rio de Janeiro (TRE-RJ) que, em maio de 2024, rejeitou a cassação do mandato e absolveu o ex-governador e os outros acusados no processo que trata de supostas contratações irregulares na Fundação Centro Estadual de Estatísticas, Pesquisas e Formação de Servidores Públicos do Rio de Janeiro (Ceperj) e na Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj)

Com Agência Brasil

Últimas notícias

Moraes limita articulação política de Bolsonaro na largada eleitoral

 A decisão que autorizou a transferência de Jair Bolsonaro (PL) para prisão domiciliar limita a…

25 de março de 2026

Feminicídio: uma tragédia que precisa ser contida!

Ele está presente em todos os cinco continentes do nosso globo terrestre… infelizmente, o continente…

24 de março de 2026

Julian expõe bastidores de campanha de Bolsonaro na PB: “Deu empurrão em pastor Sérgio e gritou com Cabo Gilberto”

O ex-deputado federal Julian Lemos fez novas declarações contra o ex-presidente Jair Bolsonaro, durante entrevista…

24 de março de 2026

Líder do Governo João na ALPB reage à saída de Gervásio do PSB e diz que “perspectiva de poder mexe com a cabeça de políticos”

O líder do governo de João Azevêdo na Assembleia Legislativa da Paraíba (ALPB), deputado Chico…

24 de março de 2026

Camila Toscano destaca forte aceitação de Cícero no Brejo e projeta apoio de 90% da sua base ao prefeito

A pré-candidatura do prefeito de João Pessoa, Cícero Lucena (PP), ao Governo do Estado segue…

24 de março de 2026

Mesmo de saída para o MDB, Tovar rejeita André Gadelha e declara voto em Vené e Nabor para o Senado

Mesmo de saída para o MDB, o deputado estadual Tovar Correia Lima já deixou claro…

24 de março de 2026