Categorias: Política

TSE ainda deve julgar 150 recursos contra nova lei Ficha Limpa

O TSE (Tribunal Superior Eleitoral) ainda deverá julgar cerca de 150 casos de políticos ficha-suja para definir o resultado final das eleições deste ano. Entre eles está, por exemplo, recurso de Paulo Maluf (PP-SP) contra a decisão do TRE-SP (Tribunal Regional Eleitoral de São Paulo), que barrou sua candidatura.

O presidente do tribunal, ministro Ricardo Lewandowski, minimizou o número de recursos pendentes, ao dizer que Justiça Eleitoral trabalha com ‘relativo grau de incerteza em todas as eleições’.

Ele afirmou que 85,5% dos 1.926 recursos que chegaram à corte superior foram julgadas até a semana passada. Desse total, pouco menos de um terço referem-se a políticos questionados pela Lei da Ficha Limpa.

Das ações que tratam especificamente dos "ficha-sujas", o TSE analisou dois terços dos recursos, segundo Lewandowski. "A Lei da Ficha Limpa é uma novidade que surgiu no cenário político e nessas eleições e apresenta um grau maior de complicação porque a Justiça Eleitoral não tem nenhum precedente em relação a essas situações novas", disse.

Na última semana, o STF conseguiu resolver o impasse sobre a Ficha Limpa. Ao analisar o caso do candidato ao Senado, Jader Barbalho (PMDB-PA), o tribunal novamente empatou sobre a validade da lei para este ano e, por conta disso, resolveu validar a decisão do TSE sobre o caso.

A Justiça Eleitoral entende que a lei é constitucional e válida para este ano. Até que um novo ministro seja nomeado, entende-se que essa decisão está mantida.a

O Supremo, porém, deverá se deparar novamente com casos de políticos barrados pela Lei da Ficha Limpa e poderá, a depender da posição desse novo ministro a respeito do tema, mudar de posição. Isso porque o STF só analisou até agora caso de político que renunciou para evitar a cassação.

Ainda deverá ser feita a análise de outras partes da lei, como as que tornam inelegível o político que foi condenado em segunda instância, o servidor demitido por decisão administrativa, ou aquele que foi cassado pela Justiça Eleitoral.

 Folha Online

Últimas notícias

Paraibano 2026: Augusto Potiguar marca golaço, e Campinense vence Serra Branca por 1 x 0 no Amigão

O Campinense conquistou uma vitória importante na tarde deste sábado, no Estádio Amigão, em Campina…

15 de fevereiro de 2026

Ao lado de Lula, João Azevêdo prestigia Galo da Madrugada no Recife

O governador da Paraíba, João Azevêdo, marcou presença neste sábado de Carnaval no desfile do…

15 de fevereiro de 2026

Cabo Gilberto sinaliza reeleição, recebe apoio de Bolsonaro ao Senado e é visto por Queiroga como opção de “vice nordestino”

O presidente estadual do PL na Paraíba, Marcelo Queiroga, afirmou que o ex-presidente Jair Bolsonaro…

15 de fevereiro de 2026

Hervázio Bezerra reforça apoio a Cícero, nega conflito com João Azevêdo e deixa claro: “Não tenho nada contra Lucas”

O deputado estadual Hervázio Bezerra (PSB) voltou a movimentar o debate político ao publicar, neste…

15 de fevereiro de 2026

Cantor Ranniery Gomes tenta salvar animal e é resgatado pela Marinha na Praia do Jacaré

O cantor paraibano Ranniery Gomes passou por um susto na tarde desse sábado (14), durante…

15 de fevereiro de 2026

Rodoviária de JP deve receber mais de 40 mil passageiros no Carnaval 2026; CG e Patos estão entre os destinos mais procurados

Com a proximidade do Carnaval 2026, o movimento no Terminal Rodoviário de João Pessoa deve…

15 de fevereiro de 2026