O presidente dos EUA, Donald Trump, fala com a imprensa antes de embarcar no Marine One para participar da Cúpula da OTAN em Haia, Holanda, no gramado sul da Casa Branca, em Washington, D.C., EUA, em 24 de junho de 2025. REUTERS/Kevin Lamarque
Existe um claro consórcio entre o STF e o governo Lula. Mais uma vez, o governo ganhou: Moraes manteve o decreto de Lula que elevou a cobrança do IOF. Consequentemente, tomar crédito ficará mais caro, gerando ainda mais paralisia econômica e prejuízo aos mais pobres.
Quem acredita no princípio republicano e no Estado de direito se preocupa com esse consórcio que ameaça a liberdade e as instituições do país. Como não há instrumentos efetivos para oposição interna, é legítimo procurar pressão internacional.
Contudo, nada, absolutamente nada, justifica procurar e apoiar sanções econômicas de Trump que prejudicam e empobrecem o povo brasileiro. As consequências já têm chegado: finalização de contratos, prejuízos à balança comercial, aumento do risco do país.
Em que mundo um parlamentar nacionalista trabalha diuturnamente para pedir punição a seu país prejudicando seu povo? Em que mundo um parlamentar nacionalista pede para que que empresas sejam levadas para outro país? O que justifica apoiar um ataque ao Pix brasileiro, senão imperialismo?
O consórcio Lula-STF é uma ameaça à liberdade. Mas a alternativa é submeter o Brasil aos interesses americanos? As medidas de Trump têm fortalecido o consórcio Lula-STF e a estratégia de Eduardo Bolsonaro milita contra o povo brasileiro.
Lula não tem condições ideológicas para fazer diplomacia com Trump. Eduardo Bolsonaro continuará trabalhando para prejudicar a economia brasileira. E Trump vai, provavelmente, dobrar a aposta. Quem perde é o povo que empobrece, enquanto o país é empurrado para próximo da China. A falta de sabedoria é uma tragédia na política!
Acompanhe o PB Agora nas redes:
A abertura do Natal Iluminado 2025 acontece nesta sexta-feira, 5, a partir das 18h, reunindo…
O prefeito de João Pessoa e pré-candidato ao Governo do Estado, Cícero Lucena (MDB), respondeu…
Na tarde desta sexta-feira (5), a Justiça concedeu prisão domiciliar ao médico Fernando Cunha Lima,…
O vice-prefeito de João Pessoa, Léo Bezerra (PSB), fez uma avaliação positiva do primeiro encontro…
O prefeito de João Pessoa e pré-candidato ao Governo do Estado, Cícero Lucena (MDB), reafirmou…
Divulgado nesta sexta-feira (5) o edital de concurso público para a Câmara Municipal de Bayeux,…