A exemplo do que aconteeu no primeiro turno, as Tropas Federais, aprovadas pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE), estarão nas ruas de Campina Grande, já a partir deste sábado (27). Cerca de 400 homens do 31º Batalhão de Infantaria Motorizado, Batalhão Peribebui, sediado no bairro da Palmeiras em Campina Grande,estarão nas ruas coibindo tudo tipo de irregularidade que comprometa a segurança do pleito.
De acordo com o tenente Roberto Pereira, assessor do Batalhão, o Exército montou um plano especial para o segundo turno. Em entrevista ao PB Agora ele detalhou como será a operação a ser colocada em prática neste segundo turno das eleições como forma de garantir a normalidade do pleito na segunda maior cidade da Paraíba. De acordo com o esquema, o Exército estará nas ruas de Campina Grande já a partir das 17h deste sábado (27) Conforme revelou o oficial, a ordem do comando é que para os soldados realizem rondas em vários bairros de Campina Grande durante a noite como forma de evitar tumultos e problemas relacionados a compra de votos.
Neste segundo turno, conforme detalhou o oficial, o 31º Batalhão de Infantaria Motorizado atuará na cidade de Campina Grande e em seus distritos empregando um efetivo de aproximadamente 350 (trezentos e cinquenta) militares da Unidade. Além do mais receberá também o reforço de 100 militares, do 15º Batalhão de Infantaria Motorizado, da cidade de João Pessoa/PB, em ações de Garantia da Votação e Apuração (GVA), patrulhamento ostensivo nas principais vias da cidade e locais de apuração, bem como, atividades de apoio logístico, na segurança e na manutenção da Ordem Pública.
Na noite deste sábado, várias equipes do Exército estarão intensificando as ações, realizando rondas ostensivas em toda a cidade, especialmente nos bairros considerados críticos devido a disputa acirrada do pleito. O ápice da missão será no domingo quando mais de 200 mil eleitores irão as urnas para escolher o novo prefeito (a) de Campina Grande. A cidade irá amanhecer com os homens do Exército nas ruas posiconados em locais estratégicos.
Cumprindo ordem do comando, os soldados estarão posicionados em pontos estratégicos da cidade próximo dos locais de votação. Além do mais, equipes estarão fazendo diligências pela cidade no intuito de coibir qualquer manifestação que comprometa a segurança e a normalidade do pleito. A ordem é dispersar qualquer aglomerado de pessoas, evitando assim, tumulto nas proximidades dos locais de votação.
O comandante do 31º Batalhão de Infantaria Motorizada, coronel Walter Augusto, confirmou que cerca de 400 homens do batalhão 31º BIM irão fazer a segurança da cidade no dia das eleições em Campina Grande " Nossos homens estarão armados com pistolas 9 milímetros, além de fuzis e cacetetes. A tropa está preparada e inclusive participou de capacitações para trabalharem na operação de segurança das eleições – pontuou Walter Augusto.
O envio de Tropas Federais para as quatro zonas eleitorais de Campina Grande e demais cidades, foi aprovado pelo Plenário do Tribunal Superior Eleitoral (TSE). O envio do Exército para atuar nas eleições municipais do Nordeste, particularmente da Paraíba, foi autorizado Presidenta da República, por intermédio do Comando Militar do Nordeste. As Tropas Federias vão garantir da votação e da apuração no Estado da Paraíba, conforme estabelece os termos á previsto na Lei Complementar Nr 97/1999, alterada pela Lei complementar Nr 117 e o artigo 5º do Decreto Nr 3.897/2001."O Exército empregará os recursos operacionais militares necessários, para garantir a realização da eleição e de sua apuração, dentro da normalidade constitucional. As tropas federais do Exército sediada em Campina Grande, já iniciaram a preparação para o efetivo cumprimento da missão", garantiu o comandante.
Como aconteceu no primeiro turno, continuará em operação o serviço de Ouvidoria do Batalhão, para receberas reclamações, informações e sugestões da imprensa e da sociedade em geral, a respeito da atuação das Tropas Federais neste Pleito Eleitoral.
Dois candidatos disputam a Prefeitura de Campina Grande. A candidata Tatiana Medeiros do PMDB e o deputado Romero Rodrigues do PSDB. Apesar da disputa acirrada, o clima na cidade é de normalidade.
PBAGORA com Severino Lopes
Acompanhe o PB Agora nas redes:
O senador Veneziano Vital do Rêgo (MDB) reforçou a expectativa de contar com o apoio…
Uma queda de tabu. A derrota do Campinense por 2 x 1 para o Nacional…
Após a desistência do ex-deputado estadual Ricardo Barbosa (PSB) da disputa pelas eleições suplementares em…
O secretário de Turismo de João Pessoa e ex-prefeito de Cabedelo, Vitor Hugo, anunciou nesta…
O Procon de João Pessoa apreendeu dezenas de produtos alimentícios para humanos e ração animal…
A programação oficial do Carnaval Multicultural 2026 de João Pessoa foi lançada, na manhã desta…