Desde as primeiras horas deste domingo (05), que as Tropas Federais estão nas ruas de Campina Grande, para garantir a normalidade das eleições no segundo maior colégio eleitoral do Estado. No total, 400 homens do Exército, amanheceram nas ruas da cidade para coibir qualquer tipo de crime eleitoral que prejudique o pleito. Os soldados do exército iram trabalhar em conjunto com o 31º Batalhão de Infantaria Motorizada de Campina Grande.
Os oficiais do 16º Regimento de Cavalaria Mecanizada (RCMEC), de Bayeux, Região Metropolitana de João Pessoa, chegaram a Campina Grande na última sexta-feira (3). Na noite do sábado, o Exército realizou algumas operações na cidade, principalmente, em locais onde existiam aglomeração de pessoas.
Segundo o comandante do 31º Batalhão de Infantaria Motorizada, tenente-coronel Alexandre Bichara Varjão, o Exército dará apoio para assegurar o cumprimento da legislação eleitoral e segurança dos cidadãos nas quatro zonas eleitorais de Campina Grande. Os soldados do Exército ficarão posicionados em pontos estratégicos da cidade, principalmente, nas proximidades das seções eleitorias. O comboio também realizará operações nos bairros, dispersando qualquer aglomeração. A ordem é garantir que o eleitor exerça a sua cidadania de forma livre e soberana..
"O nosso batalhão realizará operações de garantia da votação e da apuração neste domingo em colaboração com a Justiça Eleitoral, para que o período transcorra dentro da sua normalidade. A população exercerá seu direito de voto e nossa tropa estará pronta para colaborar", disse o comandante do 31º Bitzm, tenente-coronel Alexandre Bichara Varjão.
As tropas federais que foram autorizadas pela ministra Maria Teresa, do Superior Tribunal Eleitoral (TSE), para a segurança da cidade de Campina Grande durante as eleições do segundo maior colégio eleitoral da Paraíba. A requisição foi feita ao TSE pelo TRE da Paraíba em função do "recrudescimento de atos de violência e de desordem nas áreas das Zonas Eleitorais sob nossa jurisdição, tendo em vista algumas peculiaridades ligadas aos movimentos políticos na região polarizada por Campina Grande.
O pedido foi feito pelas juízas das quatro zonas eleitorais do município, Deborah Cavalcanti Figueiredo, Giovanna Lisboa Araújo de Souza, Michelini de Oliveira Dantas Jatobá e Renata Barros de Assunção Paiva.
Mais segurança – Um total de 6.396 policiais militares, civis e bombeiros militares estará atuando nos 223 municípios paraibanos como parte da Operação Voto Seguro, que começou a ser executada nesta quarta-feira (1º) e se prolonga até a segunda-feira (6).
A Polícia Militar escalou 4.561 policiais, enquanto o Corpo de Bombeiros participa da Operação Voto Seguro com 885 bombeiros militares e a Polícia Civil vai atuar com 950 policiais, incluindo delegados, agentes de investigação, escrivães e as equipes do Instituto de Polícia Científica (IPC).
Severino Lopes
PBAgora
Acompanhe o PB Agora nas redes:
A Polícia Civil da Paraíba, por meio da Delegacia Especializada de Atendimento à Mulher da…
A Prefeitura Municipal de Capim, localizada na Zona da Mata paraibana, manifestou profundo pesar neste…
Um tiroteio deixou um comerciante ferido e provocou correria no inicio da tarde deste domingo…
A Paraíba terá 926 inscritos participando da segunda etapa do Concurso Público Nacional Unificado (CPNU),…
A Paraíba voltou a aparecer ser destaque na imprensa nacional protagonizando a capa de nova…
A Prefeitura de João Pessoa revelou, neste domingo (7), que a invasão ao Parque Zoobotânico…