O Deputado Trocolli Júnior visitou com o vice-governador Rômulo Gouveia o Porto de Cabedelo, que, pela primeira vez, está operando com malte. O navio Vitória, de bandeira Maltesa, vindo da Argentina, está descarregando uma carga de 11 mil toneladas de malte para atender a demanda de uma grande indústria cervejeira na Paraíba e em outros estados. A operação começou na tarde desta segunda-feira (21) e será concluída na próxima sexta-feira (25). O produto está sendo armazenado em seis silos implantados no porto. Juntos, eles têm capacidade de 36 mil metros cúbicos de armazenagem, garantindo uma movimentação extra no porto de mais 100 mil toneladas/ano. No período de 15 a 20 dias, mais de 400 caminhões transportarão o malte para a fábrica da AmBev, no distrito industrial de João Pessoa. O produto também seguirá para unidades da empresa no Ceará, Maranhão e Pernambuco.
O Deputado Trocolli Júnior e o vice-governador Rômulo Gouveia estiveram no Porto de Cabedelo na tarde desta terça-feira (22) para conferir a operação de descarga das primeiras 11 mil toneladas de malte, um novo produto que passa a integrar as atividades daquele importante equipamento, que já operava com combustíveis, insumos do cimento e trigo.
Rômulo Gouveia destacou a importância da nova atividade no porto, que em 2011 cresceu 30%, e reafirmou que o porto é viável e tem demanda. “Nós temos demanda e o governo está buscando investimentos junto ao Governo Federal. Para se ter uma ideia, 10% da movimentação do porto de Suape, em Pernambuco, é de empresas paraibanas, então isto significa dizer que na hora em que o Porto de Cabedelo for colocado à disposição do empresariado paraibano, reestruturado, eles vão aderir”.
O Deputado Trocolli Júnior parabenizou o presidente da Companhia Docas da Paraíba, Wilbur Holmes Jácome pela conquista para a Paraíba, “Estamos caminhando para o sucesso do Porto de Cabedelo, estivemos em Brasília há duas semanas e recebemos a garantia do Ministro dos Portos, Leônidas Cristino no total apoio à construção do terminal de múltiplo uso e continuação da dragagem, levando o calado para 14 metros, tornando o nosso porto competitivo”, finalizou o Deputado.
O presidente da Companhia Docas da Paraíba, Wilbur Holmes Jácome, revelou que a nova atividade no porto representa uma vitória. “Você tem mais atracação no porto, mais ICMS, mais postos de trabalho sendo gerados, mais caminhões para transportar as cargas, então você tem uma cadeia econômica que começa a dar sinergia a um novo momento do porto depois de crescer 30% o ano passado”, comemorou. “A chegada do malte é mais uma oportunidade para as pessoas de Cabedelo poderem trabalhar, os operadores portuários oferecerem seus serviços e manter essa cadeia produtiva de recebimento e distribuição de cargas”, concluiu Wilbur.
O vice-presidente da Companhia Docas da Paraíba, Antonio Ricardo de Andrade, destacou que o mais importante é que a operação só foi possível graças ao empenho do Governo do Estado, que se esforçou em atender a demanda, no caso específico, a AmBev. Mas a estrutura vai servir para outras operações. A operação malte e cevada para a indústria AmBev gerou mais 35 empregos no porto. “A Paraíba ganha com o emprego direto, indireto, gerando renda”, destacou. O navio Vitória tem comprimento de 195 metros e 23 metros de boca. Nesta terça-feira, 33% da carga já havia sido retirada do navio.
Assessoria
Acompanhe o PB Agora nas redes:
Começa nesta segunda-feira (19) a programação do ‘Férias Funesc’, projeto da Fundação Espaço Cultural da…
O Botafogo-PB anunciou oficialmente neste sábado (17), a contratação do lateral-esquerdo Luiz Fernando, de 25 anos, conhecido como Bull.…
O presidente da Câmara dos Deputados, Hugo Motta (Republicanos-PB), celebrou a formalização do acordo comercial…
O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu um alerta de chuvas intensas para 35 municípios…
Botafogo-PB e Esporte de Patos ficaram no empate em 1 a 1 na manhã deste…
Vila Olímpica Parahyba será palco neste domingo (18) de muitas brincadeiras e recreação com crianças…