A Paraíba o tempo todo  |
PUBLICIDADE

Trócolli é contra suspensão de irrigação de açude

 Em entrevista e imprensa de Campina Grande, o deputado estadual Trocolli Júnior (PMDB), fez duras críticas ao Departamento Nacional de Obras Contra a Seca (Dnocs) por anunciar a suspensão da irrigação do açude Epitácio Pessoa em Boqueirão. Trocoli Junior que está em São Paulo, disse que é totalmente contrário a suspensão da irrigação nas margens do açude. Segundo ele, a medida iria afetar diretamente mais de 300 famílias que dependem da irrigação, e, consequentemente, abalar a economia da região.

Ele promete se reunir com os irrigantes e lutar para evitar que a atividade seja temporariamente suspensa. Lembrou que apenas 5% da água armazenada em Boqueirão é utilizada para a irrigação. O deputado lembrou ainda que Boqueirão perde muita água com evaporação e com o consumo humano. “Porque só os irrigantes vão ser punidos” questionou.

Particularmente o parlamentar defende o uso da água racional como forma de evitar o colapso no sistema de abastecimento. O deputado lembrou que em 1999, o açude estava em situação pior do que hoje com menos de 20% de água acumulada. Sobre política, Trocoli negou os boatos de que estaria se aproximando do governador Ricardo Coutinho (PSB). É que numa visita de Ricardo ao Cariri o oposicionista teria participado da visita a algumas áreas da região com a caravana governamental.

Nelson – Diferente de Trocoli Junior, o presidente da Câmara Municipal de Campina Grande, Nelson Gomes Filho (PRP), quer uma ampla discussão sobre o monitoramento do açude de Boqueirão, observando que a irrigação não pode ter maior prioridade que o abastecimento para o consumo humano.
Ele destacou que não deve ser tomada uma medida radical contra os irrigantes, pois eles sobrevivem do plantio às margens do reservatório, porém, tudo deve ser cuidadosamente vigiado pelas autoridades.

Na última quinta-feira uma comitiva de vereadores de Campina Grande liderados por Nelson Gomes visitaram o açude de Boqueirão e constataram a real situação do reservatório. Além dos vereadores, integraram a comitiva, representantes da AESA, Dnocs e imprensa.

Responsável pelo abastecimento de Campina Grande e mais 19 municípios do Compartimento da Borborema, o açude Epitácio Pessoa em Boqueirão, está perdendo quase dois centímetros de água por dia. O açude está com 245.796.027 milhões de metros cúbicos acumulados, o que corresponde a 59,7% de sua capacidade que é de 411.686.287 milhões de metros cúbicos.

PBAgora

    VEJA TAMBÉM

    Comunicar Erros!

    Preencha o formulário para comunicar à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta matéria do PBAgora.

      Utilizamos ferramentas e serviços de terceiros que utilizam cookies. Essas ferramentas nos ajudam a oferecer uma melhor experiência de navegação no site. Ao clicar no botão “PROSSEGUIR”, ou continuar a visualizar nosso site, você concorda com o uso de cookies em nosso site.
      Total
      0
      Compartilhe