Categorias: Política

Tribunal de Justiça recebe denúncias contra dois prefeitos paraibanos

PUBLICIDADE

 Em sessão ordinária realizada na tarde desta quarta-feira(09), o Pleno do Tribunal de Justiça da Paraíba decidiu, à unanimidade, por receber Notícia-Crime contra o prefeito do município de Lagoas, Magno Demys de Oliveira Borges, sem o afastamento de suas funções e sem decretação da prisão preventiva do mesmo. A denúncia foi oferecida pelo Ministério Público do Estado da Paraíba, em desfavor do gestor municipal.

 

O relator do processo de nº 2008560-15.2014.815.0000 foi o desembargador Márcio Murilo da Cunha Ramos.

 

Consta da denúncia que o noticiado, na qualidade de prefeito de Lagoas, admitiu no transcurso dos exercícios administrativos-financeiros de 2009 a 2012 servidores públicos em desatenção as normas dispostas no art. 37, II e IX, da Constituição Federal e arts. 2º, 4º e 8º , da Lei Municipal nº 306/2010, editada pelo mesmo município.

 

De acordo com a exordial, o prefeito Magno Demys, sob o argumento de suposta situação de necessidade temporária de excepcional interesse público, contratou diretamente, sem a realização de certame público, 11 prestadores de serviço por prazo superior ao previsto na legislação municipal.

 

No processo, o órgão ministerial assevera que a denúncia possui alicerce em informações encaminhadas pela Prefeitura Municipal de Lagoa e em dados obtidos no Sistema Sagres- Online do TCE/PB e, também ,no Relatório da Comissão de Combate a Crimes de Responsabilidade e à Improbidade Administrativa – CCRIMP.

 

Segunda denúncia – Na mesma sessão, o Egrégio Tribunal Pleno recebeu outra Notícia-crime, desta vez em desfavor de José Walter Marinho Marsicano Júnior, prefeito do Município de São José de Caiana. A ação penal foi ajuizada pelo Ministério Público. O denunciado, na condição de prefeito, procedeu a contratação ilegal e prorrogação dos vínculos de quase 60 (sessenta) servidores públicos, entre os anos de 2011 e 2012, sem concurso públicos e sem processo seletivo, extrapolando os termos das leis municipais 174/1997 e 220/2001. A relatoria foi, também, do desembargador Márcio Murilo.

 

Ascom

PUBLICIDADE

Últimas notícias

João Azevêdo rebate Hervázio Bezerra e diz que deputado busca motivos para justificar decisão já tomada

O governador da Paraíba, João Azevêdo (PSB) rebateu as declarações feitas pelo deputado estadual Hervázio…

20 de janeiro de 2026

Hervázio Bezerra justifica rompimento com governador João Azevedo: “Atingiu a minha dignidade”

O deputado estadual Hervázio Bezerra (PSB) justificou publicamente nesta terça-feira (20), o motivo do rompimento…

20 de janeiro de 2026

Destaque no O Agente Secreto,  e com mais de 2 mil aparelhos na Paraíba, orelhões serão retirados das ruas de todo o Brasil

Em um tempo da história, eles eram disputados. Indispensáveis para encurtar distância. Uma das raras formas…

20 de janeiro de 2026

Previsão de chuvas fortes leva AESA a reforçar alerta preventivo por 24 horas, na PB

A Agência Executiva de Gestão das Águas da Paraíba (AESA) anunciou que permanecerá em estado…

20 de janeiro de 2026

João Azevedo não teme futuras traições ou mudanças de postura após deixar o cargo: “Acredito no ser humano”

O governador da Paraíba e pré-candidato a Senado, João Azevêdo (PSB), afirmou nesta terça-feira (20),…

20 de janeiro de 2026

MPPB e PMJP alinham regularização do fornecimento de fórmulas para crianças alérgicas na capital

O Ministério Público da Paraíba realizou, na manhã desta terça-feira (20/01), uma audiência para tratar…

20 de janeiro de 2026

Notice: ob_end_flush(): Failed to send buffer of zlib output compression (1) in /home/newpbagora/public_html/wp-includes/functions.php on line 5464

Notice: ob_end_flush(): Failed to send buffer of zlib output compression (1) in /home/newpbagora/public_html/wp-includes/functions.php on line 5464