A Paraíba o tempo todo  |

Tribunal de Justiça da Paraíba pretende extinguir 70 cartórios no Estado

O Tribunal de Justiça da Paraíba (TJPB) vai extinguir cartórios extrajudiciais vagos em várias Comarcas paraibanas. É o que garante a Lei 11.079 de 02 de janeiro de 2018, de autoria do Poder Judiciário, que foi publicada na edição de ontem do Diário Oficial.

 

O número que será extinto só será anunciado após o recesso, pela Corregedoria Geral de Justiça, mas estima-se que sejam aproximadamente 70 cartórios. No entanto, a Lei prevê a extinção dos cartórios de Registros de Distribuição Extrajudicial do Estado que estiverem vagos e que vierem a vagar.

 

Conforme a Lei que foi sancionada ontem pelo Executivo Estadual, após aprovação do Poder Legislativo, ficam extintos os Oficialatos (cartórios) de Registro de Distribuição Extrajudicial do Estado que estiverem vagos e que vierem a vagar.

 

A extinção, além da prévia vacância também está condicionada à existência, na comarca, de apenas um Tabelionato de Protesto de Títulos. Além disso, o acervo dos cartórios extintos na forma será entregue ao Tabelião de Protesto de Título da respectiva comarca.

 

A nova Lei estabelece ainda, que na falta do Tabelião de Protesto de Título, o acervo será entregue ao se substituto legal, no prazo de 30 dias, a contar da entrada em vigor desta Lei, que passou a vigora ontem. E que a entrega do acervo, nessa hipótese, será cientificada à Corregedoria-Geral.

 

Redação

    VEJA TAMBÉM

    Comunicar Erros!

    Preencha o formulário para comunicar à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta matéria do PBAgora.

      Utilizamos ferramentas e serviços de terceiros que utilizam cookies. Essas ferramentas nos ajudam a oferecer uma melhor experiência de navegação no site. Ao clicar no botão “PROSSEGUIR”, ou continuar a visualizar nosso site, você concorda com o uso de cookies em nosso site.
      Total
      0
      Compartilhe