Categorias: Política

TRE retoma hoje julgamento que pode cassar prefeito e vice de Cabedelo por abuso de poder nas eleições

O Tribunal Regional Eleitoral da Paraíba (TRE-PB) retoma, nesta segunda-feira (10), o julgamento do processo que pode levar à cassação do mandato do prefeito de Cabedelo, André Coutinho, e de sua vice, Camila Holanda. O caso envolve acusações de abuso de poder político e econômico nas eleições municipais.


O julgamento foi iniciado no fim de outubro, mas acabou sendo interrompido após o pedido de vista do juiz membro do TRE, Aluízio Bezerra. Nesta nova sessão, o magistrado apresentará seu voto-vista, permitindo que o processo tenha continuidade e que os demais membros da Corte também apresentem seus votos.


Durante a primeira parte da análise, a defesa do gestor apresentou preliminares questionando a validade de provas utilizadas pelo Ministério Público Eleitoral (MPE) e o que chamou de “cerceamento de defesa”. Após a avaliação dessas questões, o tribunal passará à análise do mérito — que decidirá se houve ou não irregularidades graves suficientes para justificar a cassação.


De acordo com a acusação, o Ministério Público Eleitoral aponta supostas práticas de compra de votos, coação e aliciamento de eleitores durante a campanha. A denúncia também cita uso da máquina pública e irregularidades em nomeações realizadas antes da eleição.


A defesa do prefeito, por sua vez, argumenta que as nomeações questionadas foram feitas ainda na gestão anterior, do ex-prefeito Vítor Hugo, e que não houve influência direta do atual gestor no processo eleitoral. Outro ponto levantado é a expressiva vantagem na votação — com mais de 66% dos votos válidos —, o que, segundo a defesa, demonstra que as supostas práticas não tiveram força suficiente para desequilibrar o resultado do pleito.

O processo também envolve pedido de cassação do mandato de um vereador e declaração de inelegibilidade do ex-prefeito Vítor Hugo. Após a apresentação do voto de Aluízio Bezerra, os demais membros do TRE devem se pronunciar, e o julgamento poderá ser concluído ainda nesta segunda-feira.

Redação

Últimas notícias

Paraibano 2026: Augusto Potiguar marca golaço, e Campinense vence Serra Branca por 1 x 0 no Amigão

O Campinense conquistou uma vitória importante na tarde deste sábado, no Estádio Amigão, em Campina…

14 de fevereiro de 2026

Cinco pessoas morrem em grave acidente na BR-230, em Soledade

Um grave acidente envolvendo um carro de passeio e uma carreta deixou cinco pessoas mortas…

14 de fevereiro de 2026

Rodoviária de JP deve receber mais de 40 mil passageiros no Carnaval 2026; CG e Patos estão entre os destinos mais procurados

Com a proximidade do Carnaval 2026, o movimento no Terminal Rodoviário de João Pessoa deve…

14 de fevereiro de 2026

Lucas Ribeiro destaca entrega do Binário de Jacumã e diz que governo “não para” na Paraíba: “Pra frente sempre”

O vice-governador Lucas Ribeiro usou as redes sociais neste sábado (14) para destacar a entrega…

14 de fevereiro de 2026

Ao lado de Lula, João Azevêdo prestigia Galo da Madrugada no Recife

O governador da Paraíba, João Azevêdo, marcou presença neste sábado de Carnaval no desfile do…

14 de fevereiro de 2026

Litoral da Paraíba tem quatro trechos de praia impróprios ao banho neste Carnaval

Quatro trechos de praias do litoral da Paraíba estão impróprios para banho neste fim de…

14 de fevereiro de 2026