Foto: Divulgação/Assessoria de Comunicação Institucional e Cerimonial
O Tribunal Regional Eleitoral da Paraíba (TRE-PB) retomou, na manhã desta segunda-feira (17), o julgamento do processo que pode resultar na cassação do prefeito de Cabedelo, da vice-prefeita e de um vereador do município. A sessão, que havia sido adiada na semana passada após um pedido de vista, foi novamente interrompida ao meio-dia e deverá ser retomada às 14h.
Antes da interrupção, os membros da Corte rejeitaram, por 4 votos a 2, a preliminar que pedia o retorno do processo para a Comarca de Cabedelo. O desembargador Oswaldo Trigueiro acompanhou integralmente o voto do relator e ajudou a consolidar maioria para a continuidade do julgamento no TRE.
Na sessão anterior, o desembargador Aluízio Bezerra foi o primeiro a votar, defendendo a anulação da sentença de 1º Grau que havia determinado a cassação dos mandatos. Ele alegou que provas apresentadas recentemente não poderiam ser consideradas, por terem sido colhidas após o encerramento da fase de instrução. Em seguida, o desembargador Rodrigo Clemente também voltou a se pronunciar, informando ter reavaliado mais profundamente o caso.
O processo teve início na 57ª Zona Eleitoral de Cabedelo, onde a ação foi considerada procedente, resultando na cassação dos mandatos e na declaração de inelegibilidade dos investigados. A denúncia foi apresentada pelo Ministério Público Eleitoral, com base em investigações da Polícia Federal e do Gaeco do Ministério Público da Paraíba.
As investigações apontam suspeitas de utilização de recursos públicos para fins eleitorais, além de indícios de organização criminosa, coerção de eleitores, lavagem de dinheiro e peculato. Segundo o procurador Renan Paes Félix, também foram identificados indícios de um suposto esquema de troca de favores entre agentes públicos e grupos ligados ao tráfico de drogas, com o objetivo de garantir apoio político e intimidar adversários.
Os Tribunais Regionais Eleitorais (TREs) são responsáveis pela organização das eleições nos estados e no Distrito Federal, integrando a estrutura da Justiça Eleitoral presente em todas as capitais do país.
Redação
Acompanhe o PB Agora nas redes:
Imagens divulgadas nas redes sociais registraram um automóvel sendo consumido pelas chamas na tarde deste…
A história da Paraíba é realmente rica, e um dos exemplos mais impressionantes dessa memória…
O policial militar Luiz Miguel, preso neste sábado (6) após a morte da esposa, Élida…
O prefeito de João Pessoa, Cícero Lucena (Progressistas), comentou ontem, sexta-feira (05) as movimentações que…
Uma explosão causada por um vazamento de gás deixou um homem ferido na manhã deste…
Um cabo da Polícia Militar foi preso em flagrante na madrugada deste sábado (6), suspeito…